Em clima de protesto, Brasil encara o México

Não dá mais para separar. O carimbo de “Pátria de Chuteiras” não sai da pele fácil, com água corrente. Então, se as ruas foram tomadas pelo povo, a Seleção Brasileira decidiu que não quer ficar estigmatizada apenas como “circo” para a alienação nacional. Integrantes da delegação se posicionam agora com o intuito de ser uma extensão da voz que vem das ruas, para assim, ser abraçada pelo povo, e não rejeitada. O contexto para o jogo entre o Brasil e México, que acontece hoje, na Arena Castelão, em Fortaleza, é efervescente. A peleja, válida pela segunda rodada da fase de grupos da Copa das Confederações, começa às 16h.

 “Defendo sempre a liberdade de expressão e apoio todas as manifestações pacíficas. Até porque vivo fora do País há alguns anos e sei o abismo que existe na qualidade dos serviços. Se o povo está nas ruas, é porque existem motivos”, disse o zagueiro David Luiz, primeiro entrevistado do dia, dando a entender que os protestos não seria um tema proibido nas conversas com a Imprensa.

 A tendência se confirmou. O atacante Hulk e o técnico Felipão também se colocaram favoráveis ao movimento popular. Mas Scolari foi o primeiro a tentar traçar um vínculo entre a população e os seus atletas. “Não temos interferência em outras áreas, somos a Seleção Brasileira de futebol. Mas é importante o atletas se posicionarem, pois existe um estigma de alienação entre os jogadores. Eles são cidadãos. Somos um time do povo brasileiro. Mas existem coisas que estão além do nosso alcance”, comentou o técnico brasileiro.

 Time

 Scolari comandou mais um treinamento leve na tarde de ontem, no gramado da Arena Castelão. Os titulares realizaram um trabalho de finalização, enquanto os reservas participavam de um trabalho tático. Depois, houve um rápido e descontraído rachão. O time que venceu o Japão na estreia, por 3×0, será mantido.

 David Luiz analisou o confronto diante dos mexicanos. “É um time que já mostrou que sabe bem enfrentar a Seleção Brasileira. Mas temos certeza que existe respeito da parte deles, assim como existe da nossa parte. Acredito que será um excelente jogo de futebol”, avaliou o defensor do Chelsea.

A oportunidade de ganhar do México e deixar a vaga para a segunda fase da Copa das Confederações praticamente assegurada motiva o zagueiro brasileiro. “Seria importante para o nosso grupo enfrentar a Itália já com uma boa soma de pontos, próximos da segunda fase, que é o nosso objetivo no momento. O México é um adversário complicado, mas vamos jogar em busca da vitória”.

Ficha técnica

Brasil
Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar. Técnico: Luis Felipe Scolari

México
Corona; Flores, Rodríguez, Moreno e Salcido; Aquino, Torrado, Zavala e Guardado; Giovavani dos Santos e Chicharito. Técnico: José Manuel de la Torre

Local: Arena Castelão (Fortaleza/CE)
Horário: 16h
Árbitro: Howard Webb (ING)

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.