Em fórum, Eduardo Campos defende meritocracia e cita ‘política social 2.0’

Apontado como possível candidato à Presidência da República em 2014, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), defendeu a meritocracia para servidores públicos durante sua participação no 26º Fórum da Liberdade, que se encerra nesta terça (9), em Porto Alegre. Abordado pelo público para tirar fotos, integrou o painel sobre gastos públicos, ao lado do professor Hannes Gissurarson, da Universidade da Islândia, e de Yaron Brook, diretor-executivo do Ayn Rand Institute e professor de finanças.

“O que nos une é um grande compromisso com o Brasil, um equilíbrio com a sociedade”, disse, sobre o fato de ter um político do PSB no Fórum da Liberdade. Em seguida, defendeu o planejamento estratégico e ressaltou a importância da gestão eficiente. “Só existe gestão pública eficiente se houver planejamento a longo prazo. O planejamento resgatado para a realidade pública é o primeiro passo. O segundo é mostrar aos descrentes que as ferramentas de gestão usadas em organizações privadas não excluem (o uso no poder público).

Para melhorar a qualidade dos serviços, o governador de Pernambuco citou a meritocracia  e a remuneração variável, de acordo com metas. Campos cita o modelo de contratação usado em seu estado. “Criei um comitê de busca. Abre o edital, as pessoas se inscrevem, apresentam projeto, fazem provas e são submetidos a uma banca para escolher quem são os melhores. É fundamental montar um time”, defendeu. Ele ainda citou as dificuldades. “Neste caminho não temos só flores. Nem sempre dá certo na primeira vez. Temos de vencer o que parece invencível: a burocracia e o paternalismo”, afirmou.

O governador ainda citou a “política social 2.0” como passo importante para o desenvolvimento dos estados. “É a política social que rompe o ciclo da pobreza. É investir na tecnologia e na educação”.

A agenda de Campos em Porto Alegre começou cedo. Durante a manhã, encontrou-se rapidamente com o governador do RS, Tarso Genro, e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. Ele ainda participou de um evento na Federasul. Já no Fórum da Liberdade, depois da fala inicial, Campos respondeu a perguntas do público e teve de deixar o fórum mais cedo para pegar um voo para Washington, nos EUA.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.