Em PE, aumentam preços de ovos e produtos de higiene e limpeza

Nos supermercados, feiras livres e nos centros de distribuição de Pernambuco, se  percebe uma alta de até 30% nos preços de ovos. A explicação, como ocorreu com o tomate, é a seca. Também foi percebida uma alta nos preços dos produtos de higiene pessoal e limpeza, como mostrou pesquisa do Procon estadual.

A pior seca dos últimos 60 anos, que castiga a maior parte dos municípios de Pernambuco, principalmente os do Sertão e Agreste, afeta os principais polos avícolas. Nessas duas regiões, a taxa de crescimento do setor, no ano passado, foi de 8%. Com o acúmulo de perdas, cerca de 40% dos pequenos e médios produtores de frango abandonaram a atividade. A produção de ovos também caiu 15% e o desemprego segue o mesmo ritmo na região.

De acordo com a Associação dos Avicultores de Pernambuco, a seca em 2012 prejudicou a produção de milho e soja em vários países, o que interferiu nos custos com alimentação dos animais e frete de modo geral. Este ano, a estiagem no Nordeste foi ainda pior, e faltou ração e água para os animais. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) suspendeu os leilões de milho para os pequenos criadores na tentativa de socorrer os pequenos agricultores. Fatores que, reunidos, interferem na produção e nos preços.

“Isso tudo é reflexo do clima. No ano de 2012 o clima foi adverso em todos os continentes onde existem safras importantes, houve frustração de safra tanto no Hemisfério Sul, no Sul do Brasil e na Argentina, como, no segundo semestre, nos Estados Unidos. Então isso gerou uma pressão de custo muito forte em cima dos grãos de milho e soja, que é a base da produção da avicultura”, afirmou o vice-presidente da Associação dos Avicultores de Pernambuco, Antônio Corrêa.

No Centro de Abastecimento de Pernambuco (Ceasa), o reajuste, dependendo do tipo de ovo, passa de 30% no preço de uma bandeja com 100 unidades. O ovo branco médio teve aumento de 31,58%, e os ovos brancos extras e vermelhos estão 28,57% mais caros.

Os comerciantes, que compram a mercadoria em grandes quantidades, já perceberam que a venda de ovos está caindo. “Houve uma redução, pequena, mas houve. Entre 10% e 20% a menos está se vendendo”, afirmou a comerciante Valderice Barros.

No setor de varejo, os consumidores já sentem bastante a diferença de preços. A aposentada Terezinha Schneider compra sempre o produto para fazer bolos, fritadas e outros pratos. Ela já percebeu o aumento. “Nos últimos seis meses, subiu muito, já comprei bandeja por três reais. passou para seis. Agora, custa dez”, disse.

Higiene e limpeza
Além dos ovos, os preços dos produtos de limpeza e de higiene pessoal dispararam nos supermercados. Uma pesquisa do Procon estadual mostrou que o impacto do aumento desse tipo de produto no salário mínimo é de quase 42% – exatos R$ 282,32.

Os materiais de limpeza e higiene pessoal foram os que mais subiram na cesta básica dos pernambucanos em 2013. Em março, a variação no preço da lã de aço foi de quase 100% em vinte estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife. O valor do sabonete variou mais de 130%.

O representante comercial Rafael Moura faz compras toda semana e se surpreende cada vez que vai ao supermercado com os preços. “Está aumentando tudo, material de limpeza, é geral”, afirma. A administradora Fabiana de Melo anota tudo para não levar o mais caro. “A gente vai procurando agregar o melhor preço à qualidade”, diz.

“Tá muito caro, a gente tem que economizar muito e sair pesquisando”, conta a dona de casa Marluce dos Santos. Uma alternativa para tentar driblar os preços é escolher o refil. Nesse caso, o mesmo produto da mesma marca, com a mesma quantidade, se escolher a embalagem mais simples economiza até 5%. Outra dica é da economista Fernanda Estelita: “os grandes supermercados trabalham com cobertura de oferta de concorrência. Então se você traz um panfleto, ele cobre esse produto”.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.