Em PE, Comissão da Verdade liga morte de Pe. Henrique a crime político

A Comissão da Verdade de Pernambuco apresentou, nesta segunda-feira (22), no Recife, documentos da ditadura militar que comprovariam a motivação política do assassinato do padre Antônio Henrique Pereira Neto, em 26 de maio de 1969. Na época, o governo atribuiu o caso a um crime comum.

Entre os documentos revelados, há um que mostra telefones como o de Dom Hélder Câmara, então arcebispo de Olinda e Recife. Segundo a comissão, as ligações eram grampeadas pela Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco, em maio de 1969, mesmo mês em que o Padre Henrique foi assassinado.

Já em um relatório de 1971, o Centro de Informações da Marinha (Cenimar) relacionava nomes de pessoas ligadas à Edal – uma organização francesa que acompanhava a igreja na América Latina. Ao lado do nome do Padre Henrique, aparece escrita a lápis a palavra “falecido”.

Além desses, foram apresentados vários documentos do SNI – o antigo Serviço Nacional de Informações. Em um deles, de agosto de 1970, percebe-se claramente a preocupação que o assassinato do Padre Henrique despertava no governo militar. O Ministério da Justiça mandou para o chefe do SNI um relatório de um consultor jurídico sobre o caso.

Em determinado trecho do documento, o consultor explica aos superiores do ministério as providências que tomou, deixando claro que o Ministério Público não tinha liberdade para investigar o caso. “Para impedir o desastroso desenlace do processo, obtive do promotor público José Ivens, depois de ter-lhe revelado o nosso ponto de vista sobre o caso, o compromisso de não concluir suas alegações sem antes receber expressas orientações do Ministério da Justiça”, escreveu o consultor Leonardo Greco.

O relator do caso na Comissão da Verdade, Henrique Mariano, disse que esses documentos comprovam a motivação política contrariando as versões, até então, existentes sobre o crime. “Inclusive a versão da própria Comissão Judiciária de Inquérito que, naquela época, conclui que o crime teria sido um crime comum. Não teria tido um caráter político, alegando-se o fato do Padre Henrique não ter tido participação política partidária”, explicou.

A irmã do padre Henrique, Isaíras Pereira, afirmou ter certeza de que o crime havia acontecido por motivos políticos e gostou de ver isso confirmado pelas investigações da Comissão da Verdade. “Nós não tínhamos dúvidas disso, só não podíamos provar e, agora, a comissão conseguiu provar. Foi fantástico o trabalho da comissão”, comentou.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.