Em PE, menino de 3 anos precisa de doador de medula para curar leucemia

A cada 100 famílias abordadas, apenas 45 autorizam a doação de órgãos de um parente morto, de acordo com a Central de Transplantes de Pernambuco. Esses dados mostram que muita gente ainda resiste em doar órgãos e, às vezes, não lembram que há muitas pessoas na fila de espera para ter a vida salva. Somente no estado, existem 1889 pessoas cadastradas em listas de espera de transplantes como mostrou reportagem no Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira (20).

De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco, Noemy Gomes, é importante falar sobre o assunto para tranquilizar as famílias. “Existe uma grande necessidade de manter o corpo íntegro após a morte e há um receio de que o corpo fique mutilado após doação”, conta a coordenadora. Ela explica que essa deformação não existe e há muito respeito na hora de recompor para o velório e enterro.

“Quando existe a retirada da córnea, uma prótese plástica é colocada no local do globo ocular. Na doação de órgãos, a cirurgia é grande, mas o falecido fica devidamente fechado e coberto com um curativo e as roupas. No caso da doação de pele, ela é retirada de áreas que não ficam expostas”, afirma Noemy. Também é possível doar órgãos ainda em vida como os rins e pulmões, que são duplos; fígado, porque pode se regenerar; e medula óssea.

A força da alegria
Com três anos de idade, o pequeno Nelsinho precisou de sessões de quimioterapia por mais da metade de sua vida para vencer a Leucemia Linfoblástica Aguda, um tipo de câncer nas células brancas do sangue, responsáveis pela defesa do organismo. Ele e a mãe, Madriara Santos, moram em Caruaru, no Agreste, e viajam 130 quilômetros até o Recife a cada quinze dias para fazer quimioterapia. Agora, o corpo do garoto não responde tão bem aos tratamentos e ele precisa de doação de medula óssea. “Na família, ninguém foi compatível, nem pai nem mãe. Ele não tem irmãos consanguíneos. A chance de continuar a vida pode estar na medula dessa pessoa que for doar para o meu filho”, diz Madriara.

Nelsinho, no entanto, não deixa de ser alegre e brincar o tempo inteiro. O estado de espírito ajuda a mãe a ter forças para lutar, com ele, pela cura. “Ele é uma criança muito positiva. Enfrentou problemas muito sérios, tratamentos difíceis, dolorosos demais. Houve momentos críticos e ele superou”, diz Madriara. Ela conta que, um dia, ele ficou muito abalado por uma forte sessão de quimioterapia mas logo, logo abriu o sorriso novamente. “Assim que ele se recuperou, levantou a mão e comecou a dançar. Ele me dá muita força”, afirma.

A médica explica que a situação dele é muito delicada. “Com a não-resposta e duas recaídas, a quimio hoje já não oferece a cura. As células doentes do sangue vão se tornando resistentes à medida que o tempo vai passando e ele vai recebendo remédios”, explica a médica Adriana Morais. A família recebe apoio do Grupo de Ajuda à Criança com Câncer (GAC), onde atualmente outras 23 pessoas estão à espera da doação de medula óssea.

O Redome é o cadastro de candidatos à doação de medula óssea e o Rereme, de cadidatos à recepção. Quando uma pessoa do Rereme é compatível com outra do Redome, elas são convocadas para fazer testes mais específicos para confirmar a compatibilidade. No entanto, muitas pessoas desistem de fazer a doação quando são chamadas ao Hemope para realizar estes exames precisos. “É muito importante que as pessoas que estejam cadastradas no Redome saibam por que elas estão ali. São candidatas a doar para qualquer pessoa, em território nacional ou internacional”, afirma a coordenadora Noemy Gomes.

Quem quiser maiores informações sobre como se cadastrar para ser doador, a Central de Transplantes pode tirar dúvidas através do telefone 0800.281.2185. É importante que a pessoa não desista.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.