Em PE, pesquisa mostra como lixo de construção pode virar biocombustível

Um projeto desenvolvido por um aluno da Universidade de Pernambuco (UPE) aponta que o entulho dos canteiros de obras da Região Metropolitana do Recifepodem ter um final melhor que os lixões: a própria indústria. Desenvolvido pelo estudante Humberto da Silva Santos, o projeto é responsável por transformar o que era visto como lixo em biocombustível limpo.

Todos os dias, 4 mil toneladas de entulhos são despejadas nos canteiros de obras da Região Metropolitana, sendo 200 toneladas restos de madeira. Os estudantes do curso de Engenharia Mecânica Industrial da UPE estudam a reutilização dessa madeira.Todo o entulho que chega ao laboratório da Escola Politécnica, no Recife, é triturado e transformado em biomassa. Uma amostra é colocada no calorímetro digital, que avalia a energia disponível no material.

A última etapa do processo é a degradação da biomassa. A uma temperatura de 700 graus centígrados, surgem os gases de alta combustão. Humberto explica que eles estudam o potencial do gás. “A gente analisa e vê se ele é adequado. Se o gás [produzido a partir da madeira] for de baixo valor calorífico, pode ser usado em geradores, ou de médio e alto portes, que podem ser destinado à produção de outros produtos químicos”, explica o estudante.

Depois de um ano de pesquisas, Humberto chegou à conclusão de que o gás retirado da madeira é capaz de gerar energia elétrica. O trabalho científico de graduação, orientado pelo professor Sérgio Peres, ganhou lugar no laboratório da Escola Politécnica.

Sérgio garante que as indústrias do Pólo Gesseiro da Chapada do Araripe, no Sertão Nordestino, podem aproveitar o biocombustível. “Toda essa parte de biomassa vegetal, tanto de resíduos da construção civil quanto da poda de árvores urbanas, podem ser utilizadas em palets, que são mais energéticos que a massa nativa”, explica o professor.

Mais do que produzir um gás combustível, a madeira retirada da construção civil poderá, no futuro, ser uma aliada na produção de combustíveis para automóveis. A estimativa é de que, até o fim deste ano, a pesquisa seja concluída. “O próximo passo é transformar esse comubstível gasoso em combustível líquido e, assim, podemos chegar a ter uma gasolina verde, um diesel verde, a partir desses resíduos sólidos”, aponta o professor.

Há oito anos o sindicato da indústria da construção civil do estado de Pernambuco tem investido em estudos de obras sustentáveis. “Conseguimos já transformar alguns entulhos em material de reuso, para brita”, exemplifica Serapião Ferreira, diretor de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Sindicato da Construção Civil em Pernambuco.

O projeto de Humberto foi o vencedor do prêmio brasileiro de engenharia promovido por uma empresa multinacional. Ele ganhou R$ 20 mil e certificado. A meta agora é colocar é viabilizar a comercialização do seu invento.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.