Em PE, SDS discute melhorias na segurança para grandes eventos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Secretaria de Defesa Social (SDS) está trabalhando junto aos órgãos competentes para disciplinar o trabalho de fiscalização e segurança durante jogos de futebol e grandes eventos. O titular da pasta, Wilson Damázio, disse no Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira (20) que aguarda uma decisão judicial para suspender o acesso das torcidas organizadas aos estádios até que se conclua o cadastramento de todos os membros.
Desde o último sábado (16), quando um torcedor foi baleado em frente ao estádio dos Aflitos, na Zona Norte do Recife, os órgãos responsáveis pela segurança pública têm realizado reuniões para discutir os grande eventos. O protocolo operacional foi posto em pauta entre a SDS, Central de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Grande Recife Consórcio de Transporte, empresas de ônibus e todas as instituições que trabalham em dias de jogos de futebol.
Para o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, é preciso melhorar urgentemente o modo como estes órgãos comandam suas ações. “Na verdade, temos que cumprir tudo aquilo que a FIFA e a Secretaria de Grandes Eventos determinam. Recife será sede e temos que nos adaptar, mas paralelamente e urgentemente, precisamos melhorar o protocolo operacional. Vamos envolver comandantes de Batalhão de área e o trabalho será feito com a CTTU e o Grande Recife para que possamos disciplinar isso. Vocês vão ver que no próximo jogo as coisas serão diferentes e os órgãos vão mesmo trabalhar de forma integrada”, afirma Wilson Damázio.
O cadastramento dos torcedores já está em processo. De acordo com Wilson Damázio, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) vai compilar dados e encaminhar para a Secretaria de Esportes do Governo do Estado, que ficará responsável pelos cadastros oficiais. “O Instituto de Identificação Tavares Buril (ITTB), que tem uma expertise muito boa, vai ajudar a Secretaria de Esportes nesse sentido”, diz o secretário. Ele explica que serão catalogadas ocorrências anteriores e levadas em consideração na hora do acesso aos campos. “Pessoas com antecedentes criminais vão ter uma entrada específica e local para ficar. O acesso deverá ser feito com cartões magnéticos, códigos de barra e foto do torcedor”, conta Damásio.
Além da decisão judicial que deve suspender as torcidas organizadas nos estádios até que se faça o cadastramento, também foi pleiteada a criação de uma Delegacia de Intolerância Esportiva, que deve cuidar especificamente de casos ligados ao esporte. “Ano passado, dependendo de onde o crime era praticado, ele ia para a delegacia do distrito e se perdia no volume de ocorrências”, explica o secretário. Ele afirma que também será criada uma Vara específica para o torcedor no Ministério Público de Pernambuco. “A criação de órgãos importantes como delegacia e vara específicas vai dar aceleridade aos processos e a punição virá”, afirma o secretário.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário