Em PE, SDS discute melhorias na segurança para grandes eventos

A Secretaria de Defesa Social (SDS) está trabalhando junto aos órgãos competentes para disciplinar o trabalho de fiscalização e segurança durante jogos de futebol e grandes eventos. O titular da pasta, Wilson Damázio, disse no Bom Dia Pernambuco desta quarta-feira (20) que aguarda uma decisão judicial para suspender o acesso das torcidas organizadas aos estádios até que se conclua o cadastramento de todos os membros.

Desde o último sábado (16), quando um torcedor foi baleado em frente ao estádio dos Aflitos, na Zona Norte do Recife, os órgãos responsáveis pela segurança pública têm realizado reuniões para discutir os grande eventos. O protocolo operacional foi posto em pauta entre a SDS, Central de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Grande Recife Consórcio de Transporte, empresas de ônibus e todas as instituições que trabalham em dias de jogos de futebol.

Para o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Wilson Damázio, é preciso melhorar urgentemente o modo como estes órgãos comandam suas ações. “Na verdade, temos que cumprir tudo aquilo que a FIFA e a Secretaria de Grandes Eventos determinam. Recife será sede e temos que nos adaptar, mas paralelamente e urgentemente, precisamos melhorar o protocolo operacional. Vamos envolver comandantes de Batalhão de área e o trabalho será feito com a CTTU e o Grande Recife para que possamos disciplinar isso. Vocês vão ver que no próximo jogo as coisas serão diferentes e os órgãos vão mesmo trabalhar de forma integrada”, afirma Wilson Damázio.

O cadastramento dos torcedores já está em processo. De acordo com Wilson Damázio, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) vai compilar dados e encaminhar para a Secretaria de Esportes do Governo do Estado, que ficará responsável pelos cadastros oficiais. “O Instituto de Identificação Tavares Buril (ITTB), que tem uma expertise muito boa, vai ajudar a Secretaria de Esportes nesse sentido”, diz o secretário. Ele explica que serão catalogadas ocorrências anteriores e levadas em consideração na hora do acesso aos campos. “Pessoas com antecedentes criminais vão ter uma entrada específica e local para ficar. O acesso deverá ser feito com cartões magnéticos, códigos de barra e foto do torcedor”, conta Damásio.

Além da decisão judicial que deve suspender as torcidas organizadas nos estádios até que se faça o cadastramento, também foi pleiteada a criação de uma Delegacia de Intolerância Esportiva, que deve cuidar especificamente de casos ligados ao esporte. “Ano passado, dependendo de onde o crime era praticado, ele ia para a delegacia do distrito e se perdia no volume de ocorrências”, explica o secretário. Ele afirma que também será criada uma Vara específica para o torcedor no Ministério Público de Pernambuco. “A criação de órgãos importantes como delegacia e vara específicas vai dar aceleridade aos processos e a punição virá”, afirma o secretário.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.