Em série especial sobre o Brasil, ‘FT’ destaca que sustentabilidade já é chave para decisões nacionais
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A revista semanal do jornal britânico “Financial Times” traz neste fim de semana uma série de reportagens especial sobre o Brasil, defendendo que o país superou o passado de exploração desenfreada dos recursos naturais em busca do desenvolvimento e já tem a sustentabilidade como palavra de ordem por trás das decisões nacionais. O texto principal, que traz o título de “Paraíso recuperado” (em tradução livre), recupera a relevância da exuberância natural do país para a construção do mito de “grandeza” de nossa terra, que teve grande importância histórica para o país.
O jornal destaca, porém, que, ao mesmo tempo em que o brasileiro se orgulhava de seus recursos e exaltava as riquezas naturais do país, desmatava amplamente suas florestas: a publicação lembra que, apenas em 2004, a Amazônia perdeu uma área equivalente ao país da Bélgica. Exaltando a luta de Marina Silva pelo meio ambiente, o “FT” lembrou a postura do governo Lula, de rejeitar a tentativa de ingerência de outras nações que, segundo ele, já haviam destruído seu patrimônio natural, nas decisões do país.
Segundo o jornal, as questões ambientais tornaram-se hoje uma discussão “quente, talvez mais quente do que em qualquer outro lugar” no país. A urgência trazida pelo aquecimento global combinou-se com a importância que tem ganho o setor primário na economia do país e a relevância geopolítica que preservar recursos estratégicos tem hoje, destacaram os especialistas ouvidos pela publicação. Apesar dos avanços, o autor do texto, John Paul Rathbone, o editor para América Latina do “FT”, pondera que ainda existem, sim, as restrições e os imperativos econômicos comuns a todos os países em desenvolvimento como obstáculo.
A série traz ainda uma reportagem sobre ativistas que, pelo Facebook, convocam manifestantes para protestos em massa na forma de um churrasco para combater o que acreditam ser injustiças. Valder Bastos, um dos organizadores, defende que, assim como a praia, o churrasco une a todos, democraticamente.
O “FT” também ressalta como grandes mudanças recentes no país a emergência da classe C não só na realidade, mas também na ficção das novelas brasileiras; a popularização da cirurgia plástica, antes restrita apenas às classes sociais mais favorecidas; e o destaque ganho pela culinária com ingredientes próprios do país, tidos como exóticos lá fora. E traz ainda uma lista de 25 “estrelas brasileiras em ascensão”; e entrevistas com o presidente do banco Itaú Unibanco, Roberto Setúbal, o piloto Bruno Senna, e o jogador de futebol Ronaldo.
Fonte: O Globo
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário