Em série especial sobre o Brasil, ‘FT’ destaca que sustentabilidade já é chave para decisões nacionais

A revista semanal do jornal britânico “Financial Times” traz neste fim de semana uma série de reportagens especial sobre o Brasil, defendendo que o país superou o passado de exploração desenfreada dos recursos naturais em busca do desenvolvimento e já tem a sustentabilidade como palavra de ordem por trás das decisões nacionais. O texto principal, que traz o título de “Paraíso recuperado” (em tradução livre), recupera a relevância da exuberância natural do país para a construção do mito de “grandeza” de nossa terra, que teve grande importância histórica para o país.

O jornal destaca, porém, que, ao mesmo tempo em que o brasileiro se orgulhava de seus recursos e exaltava as riquezas naturais do país, desmatava amplamente suas florestas: a publicação lembra que, apenas em 2004, a Amazônia perdeu uma área equivalente ao país da Bélgica. Exaltando a luta de Marina Silva pelo meio ambiente, o “FT” lembrou a postura do governo Lula, de rejeitar a tentativa de ingerência de outras nações que, segundo ele, já haviam destruído seu patrimônio natural, nas decisões do país.

Segundo o jornal, as questões ambientais tornaram-se hoje uma discussão “quente, talvez mais quente do que em qualquer outro lugar” no país. A urgência trazida pelo aquecimento global combinou-se com a importância que tem ganho o setor primário na economia do país e a relevância geopolítica que preservar recursos estratégicos tem hoje, destacaram os especialistas ouvidos pela publicação. Apesar dos avanços, o autor do texto, John Paul Rathbone, o editor para América Latina do “FT”, pondera que ainda existem, sim, as restrições e os imperativos econômicos comuns a todos os países em desenvolvimento como obstáculo.

A série traz ainda uma reportagem sobre ativistas que, pelo Facebook, convocam manifestantes para protestos em massa na forma de um churrasco para combater o que acreditam ser injustiças. Valder Bastos, um dos organizadores, defende que, assim como a praia, o churrasco une a todos, democraticamente.

O “FT” também ressalta como grandes mudanças recentes no país a emergência da classe C não só na realidade, mas também na ficção das novelas brasileiras; a popularização da cirurgia plástica, antes restrita apenas às classes sociais mais favorecidas; e o destaque ganho pela culinária com ingredientes próprios do país, tidos como exóticos lá fora. E traz ainda uma lista de 25 “estrelas brasileiras em ascensão”; e entrevistas com o presidente do banco Itaú Unibanco, Roberto Setúbal, o piloto Bruno Senna, e o jogador de futebol Ronaldo.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.