Empresa descobre vírus que roubava documentos secretos desde 2007
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Investigadores russos descobriram uma rede de hackers que poderia estar roubando desde 2007 documentos confidenciais de instituições governamentais de dezenas de países do mundo, incluindo o Brasil.
A empresa de segurança online Kaspersky Labs afirmou à BBC que o programa malicioso distribuído pela rede foi desenvolvido para roubar arquivos codificados de instituições como embaixadas, centros de pesquisa nuclear e institutos ligados aos setores de petróleo e gás.
O programa malicioso (ou malware, na linguagem técnica) foi batizado de Red October, em referência ao submarino russo do livro “A Caçada ao Outubro Vermelho”, de Tom Clancy. Segundo a Kaspersky, os principais alvos eram países do Leste Europeu, ex-repúblicas soviéticas e países da Ásia Central, mas ataques também foram verificados ao redor do mundo, incluindo EUA e países da Europa Ocidental.
Um especialista descreveu a descoberta do ataque como “muito significativa”. “Esse programa parece tentar coletar todas as coisas usuais – documentos de Word, PDFs – que você poderia esperar. Mas algumas das extensões de arquivo que ele alveja são documentos encriptados muito específicos”, diz o especialista Alan Woodwards, da Universidade de Surrey.
Segundo a Kaspersky, “o principal objetivo dos hackers era juntar documentos sensíveis das organizações atingidas, que incluíam inteligência geopolítica, credenciais para o acesso a sistemas de computadores protegidos e dados pessoais de dispositivos móveis e de equipamento de rede”.
Fonte: BBC Brasil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário