Empresário está menos confiante, aponta pesquisa da CNI
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O otimismo do industrial brasileiro voltou a se deteriorar em janeiro e pode ser um indicativo de que o crescimento do setor será “mais lento” do que o esperado inicialmente. Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta terça-feira revela que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) deste mês ficou em 56,7 pontos. Em dezembro, estava em 57,4 pontos e, em janeiro de 2012, em 57,3 pontos. O resultado do Icei de janeiro segue abaixo da média histórica de 59,3 pontos.
“Essa foi a segunda queda da confiança e, praticamente, interrompe a tendência de crescimento que se desenhava nos últimos meses”, consideraram os técnicos da CNI no boletim informativo sobre o indicador. “Desse modo, a esperada retomada do crescimento da indústria brasileira deverá ser mais lenta neste início de 2013″, informaram. Apesar da queda, o indicador ainda segue em um terreno considerado positivo, já que varia de zero a 100, sendo que valores acima de 50 indicam otimismo.
A pesquisa revela que a piora do humor está mais relacionada com as condições presentes do que com as expectativas do industrial para o futuro. As expectativas estão em 60,9 pontos – 56 pontos em relação à economia brasileira e 63,4 pontos sobre a empresa em que trabalha. Sobre o presente, o Icei ficou em 48,6 pontos, abaixo, portanto, da linha divisória. Para os entrevistados, as condições atuais da economia do País (44,7 pontos) estão piores do que a realidade das indústrias em que atuam (50,5 pontos).
Fonte: Agência Estado
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PBS/PE)
Nenhum comentário