Empresas fazem corrida por celular à prova d’água

Lance o tema em uma roda de amigos e certamente não será difícil encontrar quem tenha vivido a experiência de perder o celular ao mergulhar com ele na piscina, deixá-lo cair em uma poça d’água ou ser pego desprevenido por uma chuva daquelas quando o aparelho estava no bolso da camisa.

Segundo Steve Walker, executivo da divisão de celulares da Sony, só a estatística dos que já deixaram o celular cair na privada alguma vez é de um em cada dez usuários.

Não é de se surpreender, portanto, que algumas das gigantes do mercado de celular estejam em uma corrida acirrada para lançar seus smartphones à prova d’água.

A Sony é uma das empresas que mais está apostando nesse mercado – fazendo do modelo à prova d’água Xperia Z sua grande aposta na feira Consumer Electronics Show, em Las Vegas.

“Se você quer sentar na banheira e assistir a um filme no celular, esse é o aparelho certo”, prometeu Walker a Leo Kelion, repórter da BBC especializado em tecnologia. “Você pode levá-lo para o chuveiro se quiser e – o que talvez seja mais útil – se o aparelho sujar, pode lavá-lo na pia.”

Outros modelos

Ben Wood, analista da consultoria de tecnologia CCS Insight, disse a Kelion que o lançamento do Xperia Z é uma prova de que a Sony está fazendo progressos em sua divisão de celulares.

A empresa japonesa assumiu em 2011 o controle total da sua divisão de celulares – até então controlada por uma joint-venture com a Ericsson. Segundo Wood, porém, a Sony “ainda tem uma montanha para escalar” nessa área.

No Japão, onde fica a sede da companhia, aparelhos resistentes à água já são relativamente comuns. Mas o número de modelos disponíveis em outros mercados ainda é limitado – principalmente nas categorias mais sofisticadas de smartphones.

A Motorola lançou em 2011 uma linha de modelos resistentes à água – o Defy, que usa o sistema Android.

A Nokia anunciou em maio que cientistas de seus laboratórios se inspiraram na forma como as gotas de chuva se comportam na superfície de algumas plantas para desenvolver uma tecnologia de revestimento de celulares capaz de repelir a água.

E segundo Conor Pierce, vice-presidente da empresa na Europa, a ideia é fazer com que os modelos Lumia e PureView façam uso dessa tecnologia em um futuro próximo. “Essa tecnologia super-hidrofóbica faz com que a água escorra para fora do aparelho”, explicou em maio.

O nível de resistência à água de cada um dos modelos pode variar – e o potencial comprador deve estar atento à essas variações antes de decidir dar um mergulho com seu smartphone.

Tanto o Xperia Z quanto o modelo Eluga, da Panasonic, e o Defy XT, da Motorola, por exemplo, são resistentes à água a uma profundidade de um metro por 30 minutos.

Em muitos modelos, entre eles o Xperia X, as entradas de USB e fone de ouvido também são protegidas por tampas de plástico para evitar a entrada de água.

Fonte: BBC

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.