Empresas têm responsabilidade de fazer funcionário chegar e voltar do trabalho
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Entre os transtornos ocasionados pela paralisação do sistema de transporte urbano da Região Metropolitana do Recife (RMR), estão os atrasos e faltas de muitos trabalhadores. As empresas podem descontar ou até demitir o funcionário por não conseguir chegar ao estabelecimento por falta de ônibus? O auditor do Ministério do Trabalho, em Pernambuco, Carlos Silva, diz que é responsabilidade do empregador garantir que o empregado chegue ao local de trabalho e volte para casa.
“O empregador tem que prover o transporte afim de que o empregado consiga chegar ao local de trabalho. Como acontece em zonas rurais, onde não há transporte coletivo urbano, as fazendas, por exemplo, são quem conduzem o trabalhador para o local”, comentou. “Simplesmente conceder o vale-transporte em um momento em que não há transporte público funcionando, não resolve o problema e não dá o direito de a empresa descontar do salário ou demitir algum empregado”, acrescentou.
Por outro lado, o trabalhador que estiver se aproveitando da situação para se atrasar ou faltar ao trabalho pode sim ser punido. Munido de provas, o empregador poderá realizar os descontos salariais e outras punições. “Ele tem que ver junto com as empresas de ônibus e com o sindicato da categoria quais linhas não estão funcionando e confrontar com as rotas que o empregado faz para ir ao trabalho. Essas rotas a empresa já tem em seu departamento de pessoal, de onde é determinado o tipo de vale-transporte que é concedido”, finalizou Carlos.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário