Enade aponta que 42% dos cursos de PE têm desempenho insatisfatório
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), divulgado na segunda-feira (8), apontou que 42% dos cursos avaliados nas faculdades de Pernambuco ficaram com conceitos 1 e 2, considerados abaixo da média – a faixa dos conceitos vai de 1 a 5. Dos 193 cursos superiores avaliados no estado, um total de 81 tiveram um desempenho insatisfatório para o Ministério da Educação (MEC). Desses, apenas oito pertencem a instituições públicas.
O Enade 2012 avaliou os cursos de bacharelado em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo, além dos cursos superiores tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais. Os universitários realizaram prova no dia 25 de novembro do ano passado.
Em Pernambuco, os três cursos que obtiveram as menores notas pertencem a instituições privadas: ciências econômicas da Faculdade São Miguel, no Recife; administração da Faculdade Santa Catarina, no Recife; e administração da Faculdade de Integração do Sertão (FIS), em Serra Talhada. Dentre as instituições públicas, a pior nota ficou com o curso de administração da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.
O curso de ciências econômicas da Faculdade São Miguel, localizada no centro da capital pernambucana, obteve o conceito contínuo de 0,25, que foi arredondado para 1, o pior índice na avaliação do Enade. A faculdade foi procurada pela equipe do G1, nesta terça (8). A diretoria acadêmica ficou de retornar o contato com a reportagem. Até o momento da publicação, não foi recebida nenhuma resposta.
Os representantes da Faculdade Santa Catarina, que alcançou conceito 0,32 em administração, também não foram encontrados, já que a instituição só funciona no período da tarde e da noite. O G1 ainda entrou em contato com a Faculdade de Integração do Sertão, em Serra Talhada, que teve conceito 0.55 no curso de administração, mas não obteve resposta dos representantes até a publicação desta reportagem.
Já a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho (Fachuca), que funciona em parceria com a prefeitura do município, informou que a diretoria da instituição foi modificada há dois meses e que uma nova matriz curricular já foi elaborada para o curso de administração, que teve conceito 0,65. “A gente já esperava que seria ruim. A prova foi realizada no período em que a faculdade passava por um momento de intervenção, de brigas internas, e isso reflete no aluno. Agora, estamos reformulando tudo. Em março, teve uma auditoria que culminou com afastamento dos antigos gestores. Vamos abrir concurso público para professores e já mandamos para o Conselho Estadual a sugestão para a nova matriz”, justificou Teresa Lira, diretora da instituição há dois meses.
Índice
O índice levantado pelo Enade monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições (universidades, faculdades e centros universitários) por totais contínuos que vão de 0 a 5 pontos, com divisão por casas decimais, e em faixas que vão de 1 a 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, o curso avaliado precisa ter de 3 a 5, a nota máxima.
O conceito Enade é o principal indicador do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) que, segundo o MEC, será divulgado no final deste mês. Ao todo, participaram do Enade de 2012 um total de 7.228 cursos, pertencentes a 1.646 instituições de Educação Superior brasileiras.
Avaliação 2013
As provas do Enade 2013 serão realizadas no dia 24 de novembro, a partir das 13h (de Brasília). O Inep disponibilizará o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório para os selecionados, no período de 22 de outubro a 24 de novembro.
Segundo o Inep, neste ano será avaliado o desempenho dos cursos que conferem o diploma de bacharel em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário