Espanha domina premiação de melhores do mundo da Fifa
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Num momento em que o mundo começa a voltar os olhos para o Brasil por causa da Copa das Confederações, este ano, e a Copa do Mundo, em 2014, mais uma vez o futebol espanhol é que faz a festa e se consagra. Nesta segunda-feira, em Zurique, a Fifa entrega seus prêmios aos melhores do mundo, numa lista dominada por jogadores e técnicos que atuam pelos clubes espanhóis. Ao Brasil, caberá um papel de mero coadjuvante e espectador.
Cinco brasileiros concorrem para fazer parte da seleção ideal. Mas se por décadas o País foi a nação conhecida por seus astros ofensivos, hoje o Brasil se transforma no maior fornecedor de zagueiros e laterais. Na lista, apenas Neymar é atacante. David Luiz (Chelsea), Thiago Silva (Paris Saint-Germain), Daniel Alves (Barcelona) e Marcelo (Real Madrid) completam a relação.
Leandro Damião também estará em Zurique, mas apenas como convidado por ter sido o artilheiro dos Jogos Olímpicos.
Neymar ainda concorre ao gol mais bonito do ano, prêmio que ele já havia conquistado em 2011 e que espera levar novamente. Já Marta uma vez mais está entre as três melhores do mundo. Mas dificilmente vencerá o seu sexto troféu depois do fracasso da seleção na Olimpíada de Londres.
Entre os homens, as casas de apostas dão uma ampla vantagem a Lionel Messi, do Barcelona, para vencer seu quarto título de melhor do mundo, um recorde. Mas seu principal concorrente vem justamente de seu clube. Iniesta foi o melhor jogador da Eurocopa, vencida pela Espanha, e eleito pela Uefa o melhor do continente em 2012. O técnico da seleção espanhola, Vicente Del Bosque, já declarou que gostaria que Iniesta vencesse o troféu e a imprensa de seu país apresenta todas as razões para que o jogador do Barça leve pela primeira vez em 52 anos o prêmio para a Espanha.
Mas, para muitos jogadores, um prêmio a Iniesta seria mais uma homenagem do que a constatação de que o meia é melhor do que Messi. O próprio Iniesta, em entrevista publicada ontem pelo jornal El País, admitiu: “Messi é o melhor”.
O desfile espanhol não se limita ao duelo entre os dois companheiros de equipe. Dos 55 jogadores pré-selecionados para o time ideal de 2012, dez são espanhóis: Casillas, Jordi Alba, Puyol, Piqué, Sergio Ramos, Xabi Alonso, Sergio Busquets, Cesc Fábregas, Iniesta e Xavi.
Entre os técnicos, todos os três candidatos para receber o prêmio de melhor do mundo foram eleitos por sua atuação na Espanha: Vicente Del Bosque, treinador da seleção bicampeã da Europa, Pep Guardiola (ex-Barcelona) e José Mourinho (Real Madrid).
Até as polêmicas do futebol espanhol serão transportadas hoje para a Suíça. Mourinho, que enfrenta uma temporada pouco inspirada, avisou que não deve ir à cerimônia porque precisa se preparar para o jogo de quarta-feira contra o modesto Celta. Assim, evita duas saias justas: a primeira é a de ver o troféu ficar com Del Bosque, por sua campanha com a seleção espanhola. A segunda é ver Casillas como melhor goleiro do mundo, apesar de estar no banco do Real.
É a terceira vez que Mourinho está entre os finalistas. Mas ele só compareceu à festa em 2010, quando sabia que iria vencer.
Fonte: Estadão
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário