Espanha domina premiação de melhores do mundo da Fifa

Num momento em que o mundo começa a voltar os olhos para o Brasil por causa da Copa das Confederações, este ano, e a Copa do Mundo, em 2014, mais uma vez o futebol espanhol é que faz a festa e se consagra. Nesta segunda-feira, em Zurique, a Fifa entrega seus prêmios aos melhores do mundo, numa lista dominada por jogadores e técnicos que atuam pelos clubes espanhóis. Ao Brasil, caberá um papel de mero coadjuvante e espectador.

Cinco brasileiros concorrem para fazer parte da seleção ideal. Mas se por décadas o País foi a nação conhecida por seus astros ofensivos, hoje o Brasil se transforma no maior fornecedor de zagueiros e laterais. Na lista, apenas Neymar é atacante. David Luiz (Chelsea), Thiago Silva (Paris Saint-Germain), Daniel Alves (Barcelona) e Marcelo (Real Madrid) completam a relação.

Leandro Damião também estará em Zurique, mas apenas como convidado por ter sido o artilheiro dos Jogos Olímpicos.

Neymar ainda concorre ao gol mais bonito do ano, prêmio que ele já havia conquistado em 2011 e que espera levar novamente. Já Marta uma vez mais está entre as três melhores do mundo. Mas dificilmente vencerá o seu sexto troféu depois do fracasso da seleção na Olimpíada de Londres.

Entre os homens, as casas de apostas dão uma ampla vantagem a Lionel Messi, do Barcelona, para vencer seu quarto título de melhor do mundo, um recorde. Mas seu principal concorrente vem justamente de seu clube. Iniesta foi o melhor jogador da Eurocopa, vencida pela Espanha, e eleito pela Uefa o melhor do continente em 2012. O técnico da seleção espanhola, Vicente Del Bosque, já declarou que gostaria que Iniesta vencesse o troféu e a imprensa de seu país apresenta todas as razões para que o jogador do Barça leve pela primeira vez em 52 anos o prêmio para a Espanha.

Mas, para muitos jogadores, um prêmio a Iniesta seria mais uma homenagem do que a constatação de que o meia é melhor do que Messi. O próprio Iniesta, em entrevista publicada ontem pelo jornal El País, admitiu: “Messi é o melhor”.

O desfile espanhol não se limita ao duelo entre os dois companheiros de equipe. Dos 55 jogadores pré-selecionados para o time ideal de 2012, dez são espanhóis: Casillas, Jordi Alba, Puyol, Piqué, Sergio Ramos, Xabi Alonso, Sergio Busquets, Cesc Fábregas, Iniesta e Xavi.

Entre os técnicos, todos os três candidatos para receber o prêmio de melhor do mundo foram eleitos por sua atuação na Espanha: Vicente Del Bosque, treinador da seleção bicampeã da Europa, Pep Guardiola (ex-Barcelona) e José Mourinho (Real Madrid).

Até as polêmicas do futebol espanhol serão transportadas hoje para a Suíça. Mourinho, que enfrenta uma temporada pouco inspirada, avisou que não deve ir à cerimônia porque precisa se preparar para o jogo de quarta-feira contra o modesto Celta. Assim, evita duas saias justas: a primeira é a de ver o troféu ficar com Del Bosque, por sua campanha com a seleção espanhola. A segunda é ver Casillas como melhor goleiro do mundo, apesar de estar no banco do Real.

É a terceira vez que Mourinho está entre os finalistas. Mas ele só compareceu à festa em 2010, quando sabia que iria vencer.

Fonte: Estadão

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.