Estação do Metrô ‘custa’ 340 árvores para SP

A Prefeitura de São Paulo autorizou o Metrô a cortar 340 árvores para a construção de uma estação e do pátio de estacionamento do polêmico monotrilho da Linha 17-Ouro, em construção na zona sul da capital paulista.

A vegetação será removida para as obras da Estação Jardim Aeroporto e para o Pátio da Água Espraiadas, ambas na Avenida Jornalista Roberto Marinho. A estação e o pátio vão ficar em uma área de proteção permanente (APP), em região de várzea por onde passa o córrego Água Espraiada.

As obras do pátio começaram em junho deste ano. Ele ficará sobre o Piscinão do Jabaquara, onde quatro quadras poliesportivas e uma pista de skate públicas foram fechadas, após um decreto do prefeito Fernando Haddad (PT) autorizar a obra do Metrô, que é gerido pelo governo do Estado. As obras são do primeiro trecho do monotrilho, entre as Estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com um shuttle até o Aeroporto de Congonhas. Esse trecho deve abrir até o fim de 2014.

Das 340 árvores que serão cortadas, 236 são nativas. Quinze são eucaliptos, espécie considerada invasora pelos botânicos. Nove árvores estão mortas, segundo a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. O Metrô, por sua vez, terá que preservar seis exemplares, transplantar 97, plantar 175 mudas de reflorestamento e 235 mudas nativas do Estado em ruas da cidade.

Para se ter uma ideia, o desmatamento autorizado para a construção de uma única estação do Metrô representa 41% de tudo o que foi cortado em 2009 para as obras de ampliação da Marginal Tietê – na época o governo municipal autorizou o corte de 824 árvores.

Fonte: Estadão

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.