Estado fará mapeamento dos moradores de rua O raio-x deve ficar pronto até o fim do ano
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Apesar da quantidade de moradores de rua chamar a atenção, principalmente em praças e viadutos, Pernambuco ainda não tem um mapeamento da quantidade e do perfil de pessoas nessa situação. Um estudo começou a ser desenvolvido pela Secretaria Estadual de Desevolvimento Social e Direitos Humanos, que contará com ajuda dos municípios. O raio-x deve ficar pronto até o fim do ano.
“A partir desse resultado, vamos fortalecer nossas ações nas cidades que mais necessitam. Serão implementados centros da criança e do adolescente, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, explicou Ana Lúcia Alves, coordenadora do programa Vida Nova, criado em 2007 para acolher a população em situação de rua em Pernambuco – com prioridade as de faixa etária entre 0 e 29 anos.
Entre os centros especializados, há dois dedicados exclusivamente para acompanhamento às pessoas viciadas em drogas ou álcool. Há ainda unidades voltadas à juventude, com inserção desse público ao mercado de trabalho.
Para a construção do mapeamento, equipes do programa Vida Nova, ligado ao Pacto pela Vida, estão viajando aos municípios, onde conversam com as prefeituras, conselhos tutelares e com representantes do Ministério Público de Pernambuco. “Pretendemos, no futuro, elaborar um estudo mais completo para identificar o perfil dos moradores de rua no estado”, disse Ana Lúcia Alves.
Fonte: Diario de PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário