Estado pode comprar veículos de TRO

Os ônibus que circularão nos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste podem ser adquiridos pelo Estado, e não pelas empresas que vencerem a licitação para explorar 391 linhas do transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR). A medida pode se concretizar se o procedimento de escolha das operadoras, previsto para terminar em agosto, sofrer algum atraso que venha a ameaçar a colocação dos coletivos nas ruas antes da Copa do Mundo, no ano que vem. O objetivo é garantir que os veículos articulados já estejam sendo testados em solo pernambucano pelo menos seis meses antes do torneio.

A obrigação de comprar os novos ônibus é das futuras vencedoras do processo licitatório, mas a gestão estadual considera a possibilidade de assumir essa responsabilidade por conta do prazo apertado. Em meio aos fabricantes dos coletivos, a promessa é de entregar as remessas em um período de seis a oito meses. Considerando que as novas operadoras do transporte fariam os pedidos a partir de agosto, os veículos para os corredores só chegariam a partir de janeiro de 2014.

A partir de hoje, o site da Secretaria de Administração deve publicar o edital que prevê o registro de preços para a compra dos 180 veículos articulados do tipo TRO (Transporte Rápido por Ônibus), sendo 92 para o corredor Norte-Sul e 88 para o Leste-Oeste. O custo utilizado como base, por unidade, é de R$ 762 mil. Todos os coletivos, com capacidade para 140 pessoas, devem ser equipados com ar-condicionado, motor traseiro e menos poluente, câmbio automático, câmeras e GPS. Até 15 de maio, deve ser escolhida a melhor oferta entre os fabricantes. Caso a aquisição aconteça, é esperado que 10% dos veículos cheguem a Pernambuco a partir de outubro. Os demais virão nos dois meses seguintes.

Por outro lado, o secretário das Cidades, Danilo Cabral, lembrou que ter os preços em mãos não significa que a compra será efetivada. Mas, se a transação ocorrer, os cofres públicos devem ser ressarcidos pelas operadoras eleitas na licitação. “Esse é um processo complexo, nunca antes visto no transporte de Pernambuco, e que está sujeito a intercorrências. Então, estamos apenas buscando ter esses preços para que, se a gente chegar em maio, por exemplo, e percebermos que vai haver algum problema para concluir tudo até agosto, possamos decidir: ‘vamos comprar os ônibus logo’. Mas só vamos fazer isso se houver algum atraso no cronograma. Se der tudo certo, as empresas é que vão fazer essa compra, do jeito que está no edital”, ressaltou.

Apesar da precaução, Danilo Cabral garantiu que o processo de exploração das linhas de ônibus da RMR está com o cronograma em dia. Até agora, 154 empresários – inclusive de Barcelona, Dubai e Nova York – já manifestaram interesse em disputar os sete lotes que estão sendo licitados. O valor previsto é de R$ 15 bilhões, com contratos de 15 anos, renováveis por mais cinco. “Em dezembro, queremos concluir o Corredor Norte-Sul e, em março, o Leste-Oeste. Então, além de nos prevenirmos quanto aos ônibus, estamos concluindo a infraestrutura. Estou otimista de que as pessoas estão prestes a usufruir de outro padrão de transporte”, garantiu o secretário.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.