Estereótipos ainda afastam as mulheres de cargos de chefia

Imagem de mulher e homem em escritórioOs estereótipos e a falta de sensibilidade dos altos executivos das empresas privadas sobre a necessidade de diminuir o abismo de gênero no poder fazem com que as mulheres ainda sejam pouco representadas e sejam necessárias cotas, segundo a opinião apresentada por líderes nesta sexta-feira (25) em Davos.

O exemplo mais ilustrativo dessa diferença é o próprio Fórum Econômico Mundial de Davos, que reúne a elite mundial da economia, política e do pensamento, onde a presença feminina nesse ano ficou em torno de 17%.

Nem os múltiplos estudos realizados que demostram os benefícios da diversidade de gênero em uma empresa, em termos de crescimento, sustentabilidade, melhor governança e transparência, além da melhor tomada de decisões graças ao seus diferentes pontos de vista conseguiram quebrar esse estereótipos e derrubar os muros do preconceito.

O debate organizado nesta sexta-feira, em Davos, sobre a presença da mulher na tomada de decisões, contou com a presença da diretora gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, a comissária da Justiça europeia, Viviane Reding e a presidente da Universidade de Harvard, Drew Gilpin Faust, entre outras, mostrando os números que indicam que o caminho ainda é longo.

Apesar de 60% dos graduados universitários serem mulheres e a proporção no mercade de trabalho ser igual, quanto mais alta é a hierarquia de uma empresa, menos diversidade existe nela, disse a moderadora do debate, Herminia Ibarria, Professora de Liderança do INSEAD, na França.

“Há uma verdadeira barreira” para que as mulheres cheguem aos postos de direção”, disse Herminia.

Tudo começa pelos estereótipos. Sheryl Sandberg, chefe de operação e membro do conselho de administração do Facebook, lembrou que eles começam na família e na própria escola.

Quando uma mulher quer ter uma carreira profissional sempre surgem as perguntas “tem certeza de que quer isso?”, “não quer ter filhos? Mas como vai fazer com seus filhos se vai trabalhar?” e “Quantos homens te perguntaram isso entre a audência?”, disse Sheryl.

No ano passado, lembrou Sheryl, viu camisetas nos Estados Unidos para crianças com as frases: “inteligente como o papai, bonita como a mamãe”.

Ainda existe a ideia muito difundida de que uma mulher vai longe é “agressiva”, enquanto um homem é “ambicioso”, acrescentou.

Talvez por isso, os estudos demonstram que quando uma mulher tem mais sucesso é menos apreciada por seus colegas, o contrário do que ocorre com os homens. Esse pode ser um dos motivos pelo qual o assunto da paridade de gêneros seja debatida nas empresas.

Por isso, a comissária europeia da Justiça, que em novembro introduziu uma norma para assegurar a presença de 40% das mulheres nos conselhos de administração na Europa, considera que somente com cotas é possível conseguir a paridade, porque no ritmo atual teria que se esperar até “2060”.

“Uma lei que faça com que o número de mulheres nas empresas aumente realmente”, não porque não queiram, mas pelo contrário, estamos deixando as mulheres “nas esquinas”, sem aproveitar sua preparação nem seu talento.

O caso da França mostra que as cotas funcionam: o número de mulheres nos conselhos de administração das principais empresas passou de 12% para 25%.

“Apesar da cota não ser o melhor, é uma ferramenta, mas gostamos que seja cumprida” pelo menos até que se rompa o “teto de cristal” e seja algo natural.

Isso não quer dizer que qualquer um que cumpra esta cota tenha acesso a esses cargos. Reding precisou na norma que “por igual talento e igual competência se elege uma mulher” até que se cumpra a cota.

Candidatas não faltam. As escolas de negócios têm uma base de dados com 80.000 currículos de mulheres que fizeram os melhores MBA. “As mulheres estão entre os melhores”, lembrou.

“Às vezes é preciso liderança política para que as coisas mudem”, acrescentou.

O que fizeram Lagarde, Hillary Clinton, ex-Secretária de Estado norte-americana, e a chanceler alemã, Angela Merkel, é um modelo, mas não basta. “Necessitamos de homens que nos ajudem com isso. E se há cotas é porque os altos executivos pediram isso”, disse.

Esta é a também a opinião de Lubna Olaya, vice-presidente de uma companhia financeira da Arábia Saudita, o país mais conservador do planeta, cujo rei acaba de dar um passo histórico ao designar pela primeira vez 30 mulheres, ou seja 20%, para ocupar o Conselho Consultivo do Parlamento.

“Temos que sensibilizar os diretores das maiores empresas para convencê-los a contratar mulheres” para poder mudar as coisas.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.