Estudantes fazem caminhada no Centro do Recife contra aumento das tarifas de ônibus
Nesta segunda-feira (07) também começam os atos dos estudantes em protesto ao reajuste das tarifas dos ônibus. Após reunião com os membros da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (Uespe), ficou decidido que uma passeata acontece nesta segunda, no Centro do Recife. Com concentração marcada para as 10h, na frente do antigo prédio anexo do Ginásio Pernambucano, uma caminhada seguirá até o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O ato tem como objetivo entregar ao órgão um documento contendo reivindicações dos estudantes e marca o início de uma série de mobilizações.
Foi o que garantiu o presidente a Uespe, Davi Lira. Segundo o militante do movimento estudantil, entre as reivindicações estão a melhoria da qualidade do serviço, uma justificativa “convincente” para o aumento das passagens e uma auditoria nas contas das empresas operadores do STPP. “Precisamos de clareza. A reunião do Conselho Metropolitano foi totalmente anti-democrática. Inclusive, a pessoa que se diz nosso representante não é estudante”, ressaltou.
Ainda conforme ele, após a entrega do documento ao MPPE, a caminhada seguirá para a avenida Conde da Boa Vista. “O protesto representa todos os usuários do sistema e está aberto a todos eles. Vamos nos mobilizar, principalmente os estudantes”, frisou Davi Lira. As reuniões, segundo ele, continuarão até o dia 18 deste mês, quando acontece no Recife o Encontro Nacional de Grêmios Estudantis. “Aproveitaremos outros estudantes do Brasil para reforçar o movimento”, afirmou.
Na última sexta-feira, os discentes foram até a sede do Grande Recife Consórcio de Transporte para acompanhar a reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano. No entanto, não tiveram acesso à sala de deliberações. Cerca de 30 estudantes protestaram pacificamente em frente ao órgão. Eles ainda conseguiram entrar no prédio, mas foram recebidos apenas depois que a reunião acabou e que o reajuste já havia sido definido.
Fonte: Folhape
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário