Estudantes têm até o dia 1º de fevereiro para se inscrever no Programa Ganhe o Mundo
Estão abertas, até o dia 1° de fevereiro, as inscrições para a nova seleção para o intercâmbio promovido pelo Programa Ganhe o Mundo, da Secretaria de Educação do Estado (SEE), que oferece 1.275 vagas para estudantes do ensino médio da rede estadual. Desta vez, o grupo viaja para o Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Chile e Espanha. Serão selecionados para a viagem até 75 estudantes em cada uma das 17 Gerências Regionais de Educação (GREs), sendo 60 vagas para países de língua inglesa e 15 para língua espanhola.
Os interessados devem estar regularmente matriculados no 2º ano do ensino médio (regular, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional) em 2013; ter alcançado média anual, em 2012, a partir de 7 tanto em língua portuguesa quanto em matemática; e ter frequência mínima de 85% nas aulas. Ainda está entre os pré-requisitos possuir, no mínimo, 14 anos até o dia 1º de agosto de 2013 e, no máximo, 17 anos e 11 meses até o dia 28 de fevereiro de 2014. O jovem também não pode ter sido reprovado em 2012.
A seleção, que deve ser realizada no site da SEE, é composta de duas etapas. A primeira consta de uma prova escrita (em inglês ou espanhol), realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro, contendo 25 questões de múltipla escolha. Já a segunda fase será feita a partir do cálculo da média aritmética das prova de língua e da média anual de português e matemática conseguida em 2012.
Após a seleção, os estudantes cursarão, obrigatoriamente, um módulo intensivo dos cursos de línguas oferecidos pela SEE. Quem não obtiver nota mínima de 8, tanto na prova oral quanto na escrita, e frequência menor que 90% no mesmo módulo será eliminado do programa. O resultado do processo será divulgado até o dia 18 de março, no site da SEE e no Diário Oficial.
Intercâmbio – Após a seleção, os estudantes aprovados para o intercâmbio cursarão o correspondente a um semestre letivo (com duração em torno de cinco meses), em um dos países oferecidos como destino. A previsão é que o embarque ocorra entre os meses de agosto e setembro de 2013, para o Canadá, Estados Unidos, Espanha, Chile e Argentina, e janeiro de 2014, para a Nova Zelândia. Como na primeira edição, todos os inscritos receberão seis bolsas no valor mensal de R$ 609,54, que serão pagas enquanto estiver residindo no exterior, no decorrer do programa.
Fonte: Folha -PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário