Estudo considera “alarmistas” temores de extinção maciça de espécies

Os temores de que a maior parte das espécies da Terra será extinta antes de ser descoberta pela ciência são “alarmistas”, conclui um estudo internacional divulgado esta sexta-feira.

Cientistas começaram a examinar as estimativas segundo as quais haveria 100 milhões de espécies em todo o mundo e que elas estariam desaparecendo a uma taxa de 5% por década, o que significa que desapareceriam antes de os pesquisadores terem a chance de descobri-las.

Em artigo publicado na revista Science, cientistas de Nova Zelândia, Austrália e Grã-Bretanha informaram que os cálculos se baseiam em uma avaliação superestimada de quantas espécies ainda seriam desconhecidas.

Segundo eles, cerca de 1,5 milhão de espécies de animais e plantas já foram catalogados e modelos estatísticos demonstraram que o número total existente seria mais próximo dos 5 milhões do que dos 100 milhões.

O estudo, publicado nesta sexta-feira, também reduz as taxas de extinção a menos de 1% por década, um quinto do nível dos cálculos anteriores.

“Nossas descobertas são, potencialmente, uma boa notícia para a preservação da biodiversidade global”, afirmou o principal autor da pesquisa, Mark Costello, da Universidade de Auckland.

“Superestimar o número de espécies na Terra é contraproducente porque pode fazer as tentativas de descobrir e preservar a biodiversidade parecerem desanimadoras. Nosso trabalho sugere que isto está longe da verdade”, acrescentou.

Costello afirmou que o estudo reforça a previsão de que todas as espécies da Terra poderiam ser identificadas nos próximos 50 anos, particularmente porque o número de taxonomistas, cientistas que descrevem novas espécies, está aumentando.

“Nomear uma espécie dá reconhecimento formal à sua existência, tornando muito mais fácil a preservação”, declarou o cientista.

No artigo, os estudiosos admitiram que a Terra está no meio de uma “fase de extinção em massa causada pelo homem”, mas chegaram a conclusões mais otimistas sobre a biodiversidade do que outros cientistas, tais como aqueles da Academia de Ciências da Califórnia.

Em 2011, a academia informou que “apesar dos esforços intensivos para documentar a vida na Terra, os cientistas estimam que mais de 90% das espécies deste planeta ainda estão por ser descobertas”.

“Frente à degradação e à perda de hábitat em larga escala, muitas destas espécies estão desaparecendo antes que nós sequer tomemos conhecimento de sua existência”, acrescentou.

Costello e seus colegas afirmaram que todo encontro de biólogos ou conservacionistas não estaria completo sem que preocupações como estas sejam levantadas.

Mas eles afirmaram que o desenvolvimento da ciência em áreas biológicas relevantes, como a Ásia e a América do Sul, significa que mais cientistas do que nunca estão trabalhando para identificar novas espécies.

“Algumas pessoas se desesperam de que a maioria das espécies fique extinta antes de serem descobertas”, destacou o estudo.

“Contudo, tais preocupações resultam de dados superestimados de quantas espécies podem existir, crenças de que o expertise em descrever espécies está decaindo e estimativas alarmistas de taxas de extinção”, concluiu.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.