Eu faria tudo outra vez, disse paraibana que entregou à polícia mulher que venderia filha na internet

d3911311a133f1803e65fd991590940c.jpgSensibilizada por ter uma filha da mesma idade da criança que seria vendida pela internet, a estudante de serviço social responsável pela denúncia que levou à prisão de um casal, em Jaboatão dos Guararapes, contou em entrevista aoNE10 Paraíba que sequer titubeou no momento em que viu o anúncio da mulher na página da rede social.

“Eu faria tudo outra vez”, disse durante a conversa, por telefone, com a reportagem do Portal. A mulher de 24 anos que mora em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, manteve contato por três dias com a mulher que tentou vender a própria filha através de uma rede social. Depois que reuniu provas suficientes do caso, procurou a Vara da Infância da cidade onde mora e acabou sendo determinante para o desfecho do caso. Por questão de segurança, a identidade da denunciante será preservada. Veja como foi a conversa:

NE10 PB – Como foi que começou essa história? Qual o caminho percorrido por você para fazer a denúncia?

Denunciante – Bom, começou quando eu vi o anúncio da mulher numa fan page sobre adoção que existe no Facebook. Vi que muita gente estava tentando aconselhá-la, outras mostraram interesse na criança e, à princípio, meu instinto foi de querer saber mais sobre o caso para poder denunciar. Só sabia que queria denunciar, ainda não tinha ideia de como. Comecei então a conversar com ela no inbox, como se estivesse interessada, e depois que vi o que ela realmente queria procurei a Vara da Infância e da Juventude de Campina Grande, que encaminhou a denúncia para o Ministério Público.

NE10 PB – Por quanto tempo conversaram até você decidir procurar as autoridades?

D -Começamos a conversar na sexta-feira e na segunda eu já estava na Vara da Infância. Tinha um pouco de conhecimento do procedimento porque estudo serviço social e faço trabalho voluntário nessa área.

NE10 PB – O que foi determinante para que você decidisse investigar a mulher por conta própria e depois denunciá-la? Você comentou que muitas outras pessoas também viram o anúncio…

D – É, tem gente que tem medo de denunciar. Mas quando envolve criança eu faço tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar. Além disso, eu tenho uma filha na mesma idade da dela e isso foi o que mais me sensibilizou.

NE10 PB – Em nenhum momento você teve medo de se expor?

D – Não, não. Foi tudo muito tranquilo. Como é uma rede social e ela estava em uma página aberta, qualquer um poderia tê-la abordado.

NE10 PB – E a conversa com ela foi tranquila?

D – Sim. Nós conversamos bastante e ela me enviou várias fotos da criança.

NE10 PB – Ela falou abertamente em trocar a filha por dinheiro?

D – Sim, falou que estava precisando de dinheiro para viajar para a Espanha e se prostituir lá. Depois de muita conversa, disse que me daria a criança por R$ 1.500, outras dez parcelas de R$ 200 e um notebook.

NE10 PB – Você já tinha se envolvido, mesmo em sua profissão, em algum caso como esse?

D – Não, nunca. Nunca tinha visto algo parecido. Lá (em Recife) foi que soube que por lá essa é uma prática comum.

NE10 PB – E qual foi a repercussão provocada entre as pessoas que te conhecem?

D – Ah, meus familiares ficaram com raiva por eu ter me exposto a esse risco. Querendo ou não, sei que foi um risco para mim. Mas se tivesse outra criança nessa mesma situação de risco, eu faria a mesma coisa. Faria tudo outra vez.

NE10 PB – E qual a lição que você tirou desse episódio? O que você diria às pessoas que possam se deparar com esse tipo de situação?

D – Diria aos casais que querem adotar que procurem os canais legais de adoção. A melhor forma de acolher uma criança é através da Adoção Legal. Não adianta querer passar por cima da lei que você acaba ficando mais vulnerável a esse tipo de situação. Além disso, é importante denunciar, sem medo. É só procurar uma Vara da Infância na sua cidade e deixar que eles conduzam o restante do processo.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.