EUA enviarão mísseis a Guam por causa de ameaça norte-coreana

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira o envio de um sistema de defesa antimísseis a Guam para defender esse território de um eventual ataque norte-coreano, algo que o secretário de Defesa, Chuck Hagel, qualificou como “perigo real e claro”.

Ao mesmo tempo, a Coreia do Norte repetiu sua ameaça de realizar um ataque nuclear contra os Estados Unidos. Pyongyang disse ter ratificado um ataque potencial, em reação à atual mobilização militar norte-americana na península da Coreia e arredores.

Um porta-voz militar norte-coreano afirmou, segundo relato da agência estatal KCNA, que os Estados Unidos foram informados da ameaça de Pyongyang. Não está claro como o aviso foi feito, já que a Coreia do Norte não mantém relações diplomáticas com os Estados Unidos.

Especialistas dizem que a Coreia do Norte está a anos de conseguir atingir o território continental dos Estados Unidos com uma arma nuclear, apesar de há décadas estar desenvolvendo sua capacidade atômica.

Anteriormente, o regime norte-coreano já havia ameaçado realizar um ataque nuclear contra os EUA e usar mísseis contra bases norte-americanas no Pacífico, inclusive em Guam.

Essas ameaças foram proferidas em reação a novas sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) por causa do terceiro teste de armas nucleares norte-coreanas, em fevereiro.

“Algumas das ações que eles tomaram nas últimas semanas representam um perigo real e claro”, disse Hagel em conferência na Universidade Nacional de Defesa, em Washington.

As bolsas dos EUA registraram a mínima do dia após as declarações de Hagel e a notícia sobre a mobilização de um sistema antimísseis em Guam.

Após o discurso de Hagel, o Pentágono disse que estava deslocando para Guam um sistema conhecido como Defesa Aérea Terminal de Alta Altitude (THAAD, na sigla em inglês), que inclui um lançador montado em caminhão, interceptadores de mísseis, um radar de rastreamento AN/TPY-2 e um sistema integrado de controle de fogo.

O rendimento do título de dez anos do Tesouro norte-americano, que é a referência do mercado, chegou a cair abaixo de 1,8 por cento pela primeira vez desde janeiro, já que os investidores buscaram segurança em títulos públicos, elevando seus preços. O dólar se valorizou modestamente frente ao euro e ao iene.

Também nesta quarta-feira, o won sul-coreano atingiu sua menor cotação em seis meses.

“Eu diria que as pessoas estão levando isso bem mais a sério do que costumavam”, disse o estrategista de renda fixa da Calvert Investments, Steve Van Order, em Maryland, referindo-se às tensões com a Coreia do Norte.

Apesar da retórica, Pyongyang não tomou qualquer ação militar e não tem mostrado sinal de que está preparando suas Forças Armadas de 1,2 milhão de militares para a guerra, disse a Casa Branca na segunda-feira.

Fonte: Reuters

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.