Ex-faxineira que fala sete idiomas recusa propostas de emprego

Por enquanto, o coração de Maria da Conceição da Silva, de 41 anos, é do Mercado Central. E o coração do mercado é de Maria da Conceição. É o que garantem a ex-faxineira que se comunica em sete idiomas, conforme o Estado de Minas revelou há exatamente uma semana, e o superintendente do centro de compras, Luiz Carlos Braga. Uma cumplicidade profissional, que envolve gratidão e reconhecimento.

Gratidão da pernambucana de mãos ásperas, resultado de trabalho pesado no Nordeste e na Europa. O reconhecimento vem do administrador do mercado, que, após descobrir os dons da ex-faxineira, apostou nela como recepcionista no balcão de informações turísticas e não se arrependeu. Pelo contrário, os resultados até o surpreendem. “A diferença que ela faz está nos corredores e no guichê, pois não para de vir gente só para conhecê-la.

Quando tirou Conceição da faxina e a levou para o serviço de informações turísticas, Luiz Carlos elevou o salário de Conceição de R$ 800 para cerca de R$ 1,5 mil. E, antes mesmo de a reportagem ser publicada, revelou-se preocupado com a possibilidade de perdê-la, por causa das portas abertas no mercado, com a proximidade das copas das Confederações e do Mundo, para profissionais que dominam no mínimo dois idiomas. “Se surgir proposta que possa convencê-la a nos deixar, ela está livre para aceitá-la.”

Conceição, que foi rejeitada quando pediu emprego em hotéis, restaurantes e outras empresas de BH, antes de conseguir vaga de faxineira no mercado, recebeu, depois da reportagem, três ou quatro cartões de interessados em contar com seus conhecimentos linguísticos. Todos são levados ao conhecimento de Luiz Carlos. “Um deles é de Paraty, no Rio de Janeiro. Fui convidada a ficar uma semana na cidade para conhecê-la e, se gostar, há um emprego aberto em uma pousada.” Conceição não foi.

Como a opção é ficar no mercado, ela está matriculada em curso da Belotur para conhecer a cidade. “O turista que vem aqui quer saber onde fica tal hotel, rodoviária, terminal de aeroporto, restaurantes. Assim, estamos capacitando a Conceição para prestar um serviço melhor”, diz Luiz Carlos. Ela não tem nem tempo de responder. O assédio é grande e há um grupo de estudantes à espera para fotos e entrevistas com a celebridade do mercado.

Wesley Brenner, de 17, Raphael Bacelete, de 17, Vítor Júnior, de 16, e Lorraine Stafeni, de 17, alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Ordem e Progresso, estão aflitos para entrevistá-la e fotografá-la. “É para um trabalho escolar e, depois, vamos jogar no Facebook”, diz Wesley.

Lorraine conta que leu a história de Conceição sexta-feira passada no EM e no Portal Uai. “A gente não conhecia o mercado e andamos, andamos até achá-la.” Vale a pena, garotada? “Valeu. A Conceição é nota 10”, dizem, em coro.

Quem está rindo à toa com o assédio a Conceição é Noé José da Silva, de 63. Ele é o dono da Queijaria Noé, bem em frente ao guichê de informações turísticas. “Minhas vendas aumentaram muito.” Por falar em informações turísticas, o Mercado Central, para ficar de acordo com sua guia poliglota, inaugura 140 placas em português, inglês e espanhol para orientar o cliente nos corredores. “Estamos saindo na frente na adequação para atendimento ao estrangeiro nas copas”, afirma Luiz Carlos.

Fonte: Diario de PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.