Fabricantes estudam retorno ao Brasil

O crescimento do mercado brasileiro de automóveis aliado à crise financeira na Europa está contribuindo para que marcas que já produziram veículos aqui, mas abandonaram a fabricação local por falta de competitividade ou números de vendas limitados, considerem retomar a condição de fabricantes. No grupo das empresas que estão realizando avaliações com este fim há Audi, Mercedes-Benz e Land Rover.

Outra europeia, a alemã BMW já confirmou que terá, pela primeira vez, fábrica no Brasil. Além da crise no Velho Continente, essas empresas são incentivadas pelo Inovar-Auto, regime implementado no ano passado para dar benefícios às marcas que optem por ser fabricantes. Além disso, essas regras dificultam as importações.

Assim, até não-europeias já têm fábricas confirmadas no País. É o caso das chinesas JAC Motors e Chery.

ESTUDOS
A Audi ainda está analisando as regras do Inovar-Auto para decidir se irá levar adiante o projeto de fábrica no País para até 35 mil carros por ano. Em março, o vice-presidente mundial de compras da empresa, Bernd Martens, disse que falta a aprovação de um estudo de viabilidade para que o A3 (foto) passe a ser feito no Brasil, como já ocorreu de 1999 a 2006.

Desta vez, o plano prevê também a produção do novo sedã da linha A3, além do hatch. Como no primeiro período, os carros devem ser feitos em São José dos Pinhais (PR), em parceria com a Volkswagen, proprietária da Audi.

Já a Mercedes não deve usar sua unidade de Juiz de Fora (MG) para produzir seus novos carros no Brasil. A planta, que era responsável pelo antigo Classe A e recentemente foi reformulada para fabricar caminhões, poderá ser deixada de lado, já que a empresa alemã está negociando com outros Estados a instalação de um uma nova unidade industrial.

Os modelos previstos para serem feitos aqui, caso a fábrica seja aprovada, são o sedã CLA e a versão final do jipinho GLA.
O estudo da Land Rover está em fase ainda mais embrionária que os das duas alemãs. O produto a ser feito aqui, caso a fábrica seja aprovada, não foi definido, mas será um modelo de entrada. Um dos cotados é o Freelander, mas o mais provável é que a inglesa opte por um veículo mais básico e ainda inédito.

Um dos fatores que podem pesar positivamente na decisão é o crescimento de 23,3% que a Land Rover obteve no primeiro trimestre deste ano. O martelo será batido nos próximos meses, segundo o presidente da Jaguar Land Rover América Latina, Flavio Padovan. Na primeira metade da última década, foi montado no País o Defender.

CONFIRMADAS
A planta da BMW será em Araquari (SC) e consumirá cerca de R$ 50 milhões em investimentos apenas na fase de implementação. A unidade será a primeira da marca na América Latina.

O primeiro carro deve ser lançado até fevereiro de 2015 (a produção se inicia no fim de 2014) e a capacidade máxima chegará a 35 mil unidades ao ano – dos modelos Série 1 e X1.

A Chery será a primeira entre as chinesas a ter produção local. Vai montar o Celer em Jacareí (SP) a partir deste ano. Já a conterrânea JAC escolheu Camaçari (BA) para ter sua fábrica. A unidade, que entrará em funcionamento no segundo semestre de 2014, fará a nova geração da família J3 (hatch e sedã).

Também da China, a Geely, que tem como importador o Grupo Gandini, o mesmo da Kia, começa a vender seus carros no País em agosto e já considera uma fábrica. Negocia com o governo de Santa Catarina.

Fonte: Estadão Blogs

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.