Falta medicamento para transplantado

A adolescente Wemylly Nycolly Ferreira da Silva, 13 anos, nasceu com problema renal e esperou até o fim de janeiro último pelo transplante de um novo rim. Cresceu para receber a doação do pai, o padeiro João Pereira, que tinha compatibilidade comprovada. A companheira dela de quarto no Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (Imip), no Recife, outra adolescente, de 14 anos, submeteu-se a um segundo transplante. Sonham agora em deixar o hospital, mas, segundo seus familiares, a alta está sendo retardada porque falta na Farmácia de Medicamentos Especiais, do Estado, remédios que evitam a rejeição do órgão.

“Estou indignada. Tenho medo que minha filha perca o rim doado pelo pai. Como é que isso pode acontecer, deixar um pai retirar uma parte de si para salvar a filha e depois não ter remédio para evitar a rejeição?”, protesta a mãe de Nycolly, a dona de casa Maria da Conceição Ferreira. Ela reside em Abreu e Lima, tem outros dois filhos, e desde a semana pré-carnavalesca poderia estar em casa com Nycolly. “O hospital tem os medicamentos para pacientes internados. Enquanto ela estiver aqui, terá tratamento. Mas se for pra casa não terá a medicação”, afirma.

Maria da Conceição não conseguiu obter do Estado as drogas Tacrolimo (5mg), Micofenolato de sódio (180 mg ou 360 mg) e Prednisona (20 mg). “O terceiro, pelo menos, o hospital tem como fornecer.” Ela e parentes de outros pacientes vão ao Ministério Público Estadual pedir ajuda. “A médica já me deu um parecer. Espero que a Justiça nos ajude”, disse a mãe da transplantada.

O presidente regional da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Artur Tavares, não estava informado sobre a falta dos medicamentos, mas considera uma questão séria. “O transplantado precisa desse tipo de remédio senão perde o enxerto, o que é uma catástrofe”, afirma.

Procurado pelo JC, o Imip confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as pacientes “já estão em condições clínicas de receber alta hospitalar, estando com documentação atualizada e encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde (SES) para o fornecimento de medicação de uso prolongado”. Assegura também que em razão da indisponibilidade dos remédios para tratamento em casa, as adolescentes permanecem internadas na instituição para receber a medicação.

SECRETARIA – A Secretaria Estadual de Saúde informa que os remédios Micofenolato de sódio de 180 miligramas e 360 mg e Tacrolimo 5 mg são fornecidos ao Estado pelo Ministério da Saúde. Mas a remessa solicitada para o trimestre não teria vindo completa.

Uma quantidade complementar à que foi entregue de Micofenolato de 360 mg chegou ontem e será distribuída a partir de hoje. “Já o Tacrolimo de 5 mg e Micofenolato de 180 mg estão sendo enviados pelo Ministério da Saúde e devem chegar no decorrer desta semana”, esclarece a secretaria. A SES não informou o número de pacientes que podem estar sendo prejudicados pela falta dos medicamentos.
Quanto à Prednisona de 20 mg, a farmácia alega que está fazendo um remanejamento interno e um lote deve ser disponibilizado para as pacientes do Imip ainda hoje. Segundo o Estado, esse remédio, que não é de alta complexidade, deveria ser de responsabilidade dos municípios.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.