Faltam três dias para enviar a declaração do Imposto de Renda 2013
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O prazo para enviar a declaração do IR (Imposto de Renda) 2013 termina na próxima terça-feira (30). Os contribuintes que ainda não acertaram as contas com o Leão devem se apressar. Quem não enviar o documento até a próxima terça-feira (30) deverá pagar uma multa de, no mínimo, R$ 165,74.
A Receita Federal já recebeu mais de 15,3 milhões de declarações e espera que, neste ano, mais de 26 milhões de contribuintes declarem suas rendas.
Especialistas afirmam que, como muitos contribuintes deixam para acertar as contas com o Leão nos últimos dias, pode ocorrer lentidão no sistema da Receita Federal. Erros ou irregularidades no preenchimento levam as declarações à malha fina, o que acaba atrasando a grana da restituição.
O R7 tem um canal de comunicação exclusivo para as dúvidas dos internautas quanto à declaração do imposto. Todas as respostas ficarão armazenadas no site, organizadas por tema, e estarão à disposição para consulta.
As questões são analisadas e respondidas pelas equipes de tributaristas do Cenofisco (Centro de Orientação Fiscal) e da consultoria HR&Block. Para enviar sua pergunta, clique aqui.
Os consultores do Cenofisco respondem abaixo a algumas dúvidas enviadas por leitores do R7.
Adquiri um veículo em 2010 em meu nome. Dei esse veículo como entrada para aquisição de outro carro no ano passado em nome da minha mulher. Como devo declarar a saída de meu patrimônio o veículo antigo, já que não recebi qualquer ônus?
Cenofisco: O contribuinte não diz se faz declaração em conjunto ou em separado. Partindo da premissa de que as declarações são apresentadas separadamente, é preciso informar a venda do veículo, cujo valor foi dado em pagamento de entrada no veículo adquirido pela mulher. Também deve informar que fez doação do valor correspondente em espécie à mulher, na ficha de doações realizadas. A mulher do contribuinte deverá informar esse valor na ficha de rendimentos Isentos e Não Tributados, ficha 10.
Recebi um valor de uma ação de revisão de aposentadoria junto ao INSS. Devo declarar com rendimento tributáveis? Este valor entra na composição do calculo de imposto devido?
Cenofisco: O contribuinte pode optar em fazer o ajuste na declaração ou tributá-los exclusivamente na fonte. Deve abrir a ficha referente a rendimentos Recebidos Acumuladamente. Indicar o solicitado e verificar qual a melhor opção.
Como deve ser feita a declaração de imóveis financiados?
Cenofisco: Para os imóveis financiados com garantia hipotecária (SFH e outros) o contribuinte deve informar apenas a compra do bem e em 31 de dezembro de 2012, o total efetivamente pago (entrada, intermediárias e parcelas).
Sou dependente de meu pai no plano de saúde, ele não declara devido a doença. Eu posso declarar em meu nome, o valor correspondente ao meu pagamento?
Cenofisco: O contribuinte só pode deduzir em sua declaração as despesas efetivamente feitas por ele.
Tenho um automóvel que foi adquirido em 2009 e quitado em 2011. Nunca havia declarado IR, agora preciso declarar. Em bens identifiquei o modelo, placa, fabricante e situação. A dúvida é o que colocar em dezembro de 2011 e dezembro de 2012? O automóvel foi pago por financiamento no período informado, no qual eu era isento.
Cenofisco: É preciso informar em 31 de dezembro de 2011, o total dos valores, entrada mais parcelas pagas até aquela data. Em 31 de dezembro de 2012, o contribuinte deve informar o resultado da soma do valor de 31 de dezembro de 2011 mais as parcelas pagas até 31 de dezembro de 2012.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário