FAO lança campanha para combater fome e obesidade

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) lançou nesta terça-feira (4) em Roma uma campanha mundial para erradicar a má nutrição, que provoca carências alimentares, mas também obesidade, um desafio para muitos países.

Se 12,5% da população mundial (868 milhões de pessoas) continuar a ingerir uma quantidade inadequada de calorias em sua porção diária, a quantidade de “malnutridos” chegará a 2 bilhões de pessoas, com uma ou mais carência em micronutrientes (vitaminas e outros), indicam os especialistas da FAO.

Baseado neste cálculo, a desnutrição atinge 26% das crianças que apresentam um retardo no crescimento, enquanto 1,4 bilhão de pessoas apresentam excesso de peso – incluindo 500 milhões de obesos.

“A maioria dos países são afetados por vários tipos de má nutrição que podem coexistir em escala nacional, doméstica ou individual”, indica a FAO em seu relatório anual sobre “A situação da alimentação e da agricultura – Os sistemas alimentares a serviço de uma melhor nutrição” (Sofa, 2013).

Este é particularmente o caso de grandes países emergentes, como China e Brasil, onde o excesso de peso é um problema de saúde pública que acompanha a urbanização e o aumento da renda.

O custo da má nutrição para a economia mundial em perda de produtividade e gastos em saúde é inaceitavelmente elevado e poderia alcançar até 5% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial: 3,5 bilhões de dólares, o equivalente a 500 dólares por pessoa”, ressalta a entidade internacional.

Para muitos países na América Latina é possível eliminar a fome, no sentido de que a população tenha calorias o suficiente, mas é mais difícil melhorar a nutrição.

Algumas organizações alertam que a desnutrição da mãe e da criança continua a ser, “de longe”, a principal preocupação, por “representar duas vezes mais em custos sociais do que o sobrepeso e a obesidade em adultos”.

Mas a desnutrição “caiu quase pela metade nos últimos 20 anos, enquanto o sobrepeso e a obesidade quase dobraram”.

Durante a Jornada Mundial da Alimentação em Roma, em outubro passado, o relator especial da ONU sobre o direito à alimentação, Olivier De Schutter, fez um apelo por mais atenção sobre o déficit de elementos essenciais para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças, “como iodo, ferro, vitaminas”.

Quando os preços das commodities sobem, como no ano passado devido à seca nos Estados Unidos, os mais pobres reduzem o seu consumo.

“Eles não só fazem menos refeições, como também sua alimentação passa a ser menos diversificada. Esta ameaça não é vista como uma prioridade”, declarou na ocasião.

Esta abordagem foi contestada nas considerações dos “desnutridos”: para países africanos onde o número de pessoas que passam fome continua a aumentar (238 milhões no continente, um aumento de 36,8% na última década) o interesse nos “problemas dos ricos”, superalimentados a seus olhos, deve ser mínimo.

É necessário, portanto, “abordar estas questões, evitando ou revertendo a tendência recente” ao excesso de peso.

A FAO recomenda investir em agronomia e em pesquisas para melhorar a nutrição e também promover o consumo de frutas, verduras e legumes.

O essencial é garantir não apenas “o suficiente” para comer, mas também “a disponibilidade de alimentos seguros, variados e nutritivos”.

“Uma dieta saudável e boa nutrição começam com a agricultura. Nossa maneira de cultivar, processar, transportar e distribuir influencia o que comemos”, disse em uma mensagem o diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva.

Fonte: AFP

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.