FHC se diz contra fim da reeleição
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Beneficiário da emenda que criou a reeleição presidencial em 1997 – e que lhe abriu caminho para continuar no Palácio do Planalto entre 1998 e 2002 -, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que não concorda com a tese do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que na semana passada disse ao jornal O Estado de S. Paulo ser favorável à adoção de um mandato presidencial único de cinco anos.
“Não é a minha opinião”, afirmou FHC em entrevista publicada ontem pelo Valor Econômico, sobre a ideia de Aécio – que o próprio ex-presidente apontou como seu nome predileto para a disputa presidencial de 2014. Segundo o ex-presidente, “é cedo para julgar [a experiência brasileira], mas há exemplos no mundo todo de que havendo uma interrupção aos quatro anos é razoável”.
Depois de ponderar que tanto Aécio quanto o ex-governador José Serra defendem há tempos o mandato único, FHC prosseguiu: “Quatro anos é muito pouco tempo para você fazer alguma coisa de mais duradouro. Seis anos é razoável, mas pode ser que seja errado para uma pessoa que não esteja fazendo o que o país quer”. FHC lembrou ainda que nos EUA a reeleição funcionou e mesmo no Brasil mostrou ter certa eficiência”. “Não vejo razão para ele estar dizendo isso agora”.
Fonte: Gazeta de Alagoas
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário