Filho de ex-primeiro-ministro é sequestrado no leste do Paquistão

Yousaf Raza GilaniO candidato a deputado no Paquistão Ali Haider Gilani foi sequestrado nesta quinta-feira após um ataque contra um comício na cidade de Multan, no leste do país. Ele é filho do ex-primeiro-ministro Yousuf Raza Gilani, que governou o país entre 2008 e 2012.

Centenas de partidários do candidato estavam em frente a um prédio da cidade quando homens armados chegaram em um carro e uma moto. Dois dos criminosos começaram a disparar contra a comitiva de Gilani quando o filho do ex-chefe de governo saiu do prédio onde se preparava para fazer um discurso.

Segundo integrantes da polícia, os homens mataram um segurança do político e deixaram outros cinco feridos. Durante a troca de tiros com os seguranças, os criminosos capturaram Gilani, colocaram-no dentro de um carro e saíram do local do comício.

Ainda não se sabe quem coordenou o ataque. Os agentes afirmam que o objetivo dos criminosos era matar o ex-chefe de governo, que acompanhava o filho no comício. A informação sobre o sequestro ainda não foi confirmada pelo governo paquistanês.

Filho mais novo de Yousuf Raza Gilani, Ali Haider é candidato a deputado pelo distrito de Multan, que fica na Província de Punjab, no leste do país. Ele pertence ao Partido Popular, agremiação laica que é uma das principais forças políticas do Paquistão.

O partido está na lista de alvos declarados do grupo armado Taleban, que deseja instaurar um Estado islâmico radical no noroeste paquistanês. Os insurgentes reivindicaram uma série de ataques a comícios durante a campanha para esta eleição que, desde o fim de março, deixaram mais de cem mortos.

AMEAÇA

Mais cedo, o líder do Taleban paquistanês, Hakimullah Mehsud, ameaçou em declaração divulgada pelo grupo fazer uma série de atentados suicidas durante a eleição, como uma forma de diminuir a importância do pleito e causar maior abstenção.

“Nós não aceitaremos esse sistema de infiéis que é chamado democracia”, afirmou em carta, com data de 1º de maio, que foi publicada nesta quinta pela agência de notícias Reuters.

O Taleban tem atacado praticamente todos os partidos políticos paquistaneses, em ações que se concentram especialmente no noroeste do país, onde tribos ligadas ao grupo disputam como o governo o controle da região. O principal alvo são os partidos laicos, ou seculares, que são considerados infiéis.

As ações, no entanto, não atingiram as campanhas dos dois candidatos favoritos a este pleito, o ex-premiê Nawaz Sharif, da Liga Muçulmana do Paquistão, e o ex-jogador de críquete Imram Khan, do também opositor Therik Insaf.

Nesta quinta, o governo paquistanês confirmou que colocará milhares de militares para tentar garantir a segurança do pleito. Caso o processo eleitoral siga o roteiro planejado pela administração central, esta será a primeira vez em que um governo democrático entregará o controle do país para outros candidatos eleitos.

Desde sua independência, em 1947, o país tem alternado governos democráticos com golpes de Estado e ditaduras militares. O último governo, eleito em 2008, substituiu o regime do ex-presidente Pervez Musharraf, que ficou sete anos no poder.

Fonte: Folha de S.Paulo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.