Fim da esquistossomose exige obras de saneamento

Na última matéria sobre a situação das áreas hiperendêmicas da esquistossomose em Pernambuco, Veronica Almeida (texto) e Bobby Fabisak (fotos) mostram soluções caseiras de saneamento, propostas de especialistas e o que governantes pretendem fazer a partir do mapeamento traçado pelo Programa Estadual de Enfrentamento de Doenças Negligenciadas.

Toda a água consumida na casa de Valdilene Francisca da Silva, 40 anos, é coada num pano. O abastecimento vem de uma cacimba, perto da casa dela, em Ipojuca, Grande Recife, mesmo município onde vem sendo instalada a Refinaria de Petróleo Abreu e Lima e funcionando o Estaleiro Atlântico Sul. O desenvolvimento ronda a região, mas ainda não chegou onde Valdilene mora, na zona rural, Engenho Timboassu, uma das áreas críticas de transmissão da esquistossomose. Lá, 95% dos 120 moradores vivem sem água de abastecimento público, conforme o Programa de Enfrentamento das Doenças Negligenciadas da Secretaria Estadual de Saúde (Sanar).

O tratamento artesanal da água é o único de que Valdilene dispõe para diminuir os riscos aos dois filhos e à mãe, uma idosa que vive adoentada. O tecido na boca da jarra de barro, que serve de filtro, barra impurezas maiores, mas não livra os consumidores de micróbios invisíveis ao olho humano. A fervura custa gás e o cloro ela não tem em casa. São 80 litros d’água “tombados” por ela todo dia, para banho, matar a sede, fazer comida e limpar a casa. “Fico com as costas que não aguento. A pisada é dura”, reforça.

Por sua vez, o Sanar, que selecionou essa e outras 118 localidades com problemas parecidos, inclusive com falta de banheiro e fossa séptica, quer ajudar as prefeituras a buscarem soluções coletivas com efeito significativo na melhoria da qualidade de vida das pessoas expostas ao verme causador de cirrose hepática, paralisia, hipertensão pulmonar e mata. Já identificou 15 possíveis projetos com fontes distintas de financiamento, como Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e Ministério das Cidades. “Os projetos são para construção de redes de esgoto, banheiros e rede de abastecimento de água”, explica o sanitarista Alexandre Menezes, coordenador do Sanar. “Para cada situação municipal, será construído um projeto nas oficinas que pretendemos realizar a partir de maio”, completa. Já estão programadas em Ipojuca, Aliança e São Lourenço da Mata.

O Congresso Estadual de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco, a ser realizado em Garanhuns nos dias 9 e 10 de maio, vai incluir saneamento na pauta e na carta que irá compor um documento maior, nacional, em prol da saúde pública. “É extremamente oportuno ter a precisão desse diagnóstico do Sanar”, avalia Ana Claudia Callou, presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PE). Ela defende a busca de financiamento tripartite (município, Estado, União). “Para ter saúde é necessário dar destino certo ao lixo, garantir água tratada encanada, coletar e tratar os esgotos”, reforça.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, entidade que congrega os prefeitos, José Patriota Filho, lembra que o Executivo municipal enfrenta dificuldades financeiras. “O financiamento é escasso para obras de saneamento e o Fundo de Participação dos Municípios está em queda”, alega. O FPM é composto por receitas federais arrecadadas pela União e repassadas aos Estados e prefeituras.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.