Fiocruz-PE testa medicamento para fase crônica da Doença de Chagas

Estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Pernambuco, pode ajudar no tratamento de pessoas que têm a Doença de Chagas na fase crônica, ou seja, sofrem do mal há muito tempo. Pesquisadores realizam testes em 12 pacientes com o medicamento Benzonidazol, produzido pelo Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe). A evolução deles é acompanhada desde setembro do ano passado e, dependendo do resultado, pode significar uma esperança para quem sofre com a enfermidade. Nesta sexta-feira (12), médicos, estudantes e voluntários do Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), no Recife, fizeram ato que alertou para a importância do diagnóstico precoce da doença.

Atualmente, só há no mercado medicamento para tratar doentes que estão na fase aguda da Doença de Chagas. A pesquisa da Fiocruz-PE será concluída daqui a quatro anos, mas o projeto prevê o acompanhamento dos pacientes por um período de dez anos.

“Nosso trabalho dá suporte a esse tipo de estudo que acredita que o medicamento na fase crônica é bom para o paciente. Muitos pacientes nos perguntam, depois de receber o tratamento: ‘e agora, eu melhorei da Doença de Chagas?’ E a gente não tem como responder, porque ainda não existe um indicador que possa estar sinalizando para essa melhora clínica, essa melhora parasitológica, ou seja, não ter mais o parasito circulando no corpo”, explica a biomédica Virgínia Lorena, da Fiocruz.

A empregada doméstica Antônia Caetana da Silva diagnosticou a Doença de Chagas há 12 anos. Como o mal ainda não se manifestou no corpo, ela vai ao ambulatório do Procape apenas para fazer o controle periódico. “Às vezes me sinto muito cansada, uma dor na perna, mas isso passa dependendo do medicamento que eu tomo”, diz.

O Ministério da Saúde estima que 2 milhões de brasileiros ainda sofram da doença, que no passado chegou a ser considerada como erradicada. No ambulatório do Procape são atendidos 1,2 mil pacientes por mês. Eles passam por acompanhamento que inclui a coleta de sangue para avaliar o estágio da doença. A unidade é a única de Pernambuco voltada exclusivamente para a Doença de Chagas.

“Antes do ambulatório, há 25 anos, os pacientes eram atendidos em vários hospitais e como a gente sentiu que o número de pacientes portadores da doença era muito grande e eles não tinha acesso a esse tratamento, nós resolvemos, então, iniciar o ambulatório. A ideia é exatamente essa, que eles possam ter um acesso mais fácil ao tratamento, tanto os moram na região rural, como aqueles que moram na Região Metropolitana”, afirma o coordenador do ambulatório do Procape, Wilson de Oliveira Júnior.

Causada pelo protozoário chamado Trypanosoma cruzi, a Doença de Chagas é transmitida pela picada do inseto conhecido como Barbeiro, por transfusão de sangue, da mãe contaminada para o filho ou pela ingestão de alimentos contaminados. Os sintomas mais frequentes são mal-estar, pernas e braços inchados, coração crescido e batimentos acelerados ou lentos demais.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.