Fonte ganha ‘aquário’ para não ser mais usada como banheiro

Cantada por Adoniran Barbosa, símbolo de uma São Paulo em transformação nos anos 1920 e protagonista de episódios históricos, uma das mais significativas obras à céu aberto da capital só poderá ser observada através de uma redoma de vidro.

Inaugurada em 1927, a Fonte Monumental, na praça Julio Mesquita, no centro, em reforma desde o ano passado, ficará cercada por placas de vidro, que começaram a ser instaladas ontem e formarão uma espécie de aquário.

O objetivo é protegê-la de vândalos e, principalmente, evitar que a fonte continue sendo usada como um banheiro público.

Além disso, o material em bronze do chafariz, lagostas e mascarões, foi substituído por réplicas em resina.

A reforma custou cerca de R$ 500 mil ao DPH (Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura).

“É polêmico e confronta a teoria da restauração, pois cria um ‘falso histórico’ que engana o observador com uma réplica”, diz Fábio Donadio, chefe da Seção Técnica de Monumentos e Obras Artísticas do DPH.

“Mas, no local onde está o monumento, em plena cracolândia, colocar uma lagosta de bronze é pedir para haver vandalismo.”

Segundo o DPH, se a ideia de pôr o chafariz no “aquário” for bem aceita, ela poderá ser aplicada em outros monumentos em risco.

“Os vidros vão ser colocados para que a fonte não se torne uma piscina, um banheiro público ou um tanque de lavar roupa, como já vimos acontecer”, diz Donadio.

Mesmo aplicando diversos produtos químicos para limpar a superfície em mármore de Carrara, foi impossível remover manchas amareladas ou amarronzadas criadas pelo acúmulo de xixi.

“As pessoas que estão morando nas ruas não fazem xixi nas árvores, eles querem fazer nos monumentos. As marcas de ureia não saem.”

Ainda segundo Donadio, o mármore é um material considerado relativamente fácil para o artista trabalhar. Mas é também sensível ao tempo, ao vandalismo e à poluição.

“É preciso aplicar uma cera especial a cada seis meses em obras como a fonte, que nunca recebeu o tratamento. O resultado é que há diversas partes estragadas. Para não comprometer ainda mais, resolvemos não mexer.”

Editoria de arte/Folhapress

Especialistas em patrimônio histórico lamentam a medida de pôr a fonte dentro de uma redoma de vidro. Parte deles, porém, concorda que é uma saída para protegê-la.

“Há uma questão real posta que é o vandalismo. É uma situação muito difícil, lamentável, mas, em caráter experimental, acho que pode ser positivo”, afirma Lucila Lacreta, urbanista do Movimento Defenda São Paulo.

Para ela, é preciso promover uma “cultura de valorização” para que a comunidade passe a cuidar das obras.

Para Lucio Gomes Machado, professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, a decisão é “triste e polêmica”, mas necessária.

“No mundo, a substituição de peças valiosas expostas por réplicas se tornou prática comum. As técnicas de reprodução estão muito desenvolvidas. É importante, porém, avisar os visitantes disso.”

Para ele, o “aquário” será melhor do que o gradil que já houve em volta da fonte, na década de 1980.

Também conhecida como “fonte das lagostas”, a obra sucumbiu ao processo de degradação da região nos anos 1960. Os elementos de bronze foram furtados e destruídos, o que inspirou Adoniran Barbosa e Tasso Rangel a comporem “Roubaram a lagosta”.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.