Forró será indicado para se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Projeto da União Nacional dos Estudantes (UNE) de fazer com que o Forró seja considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade será apoiado pelo Ministério da Cultura. A secretária executiva da pasta, Jeanine Pires, afirmou nessa quinta-feira (24), durante a 8ª Bienal de Arte e Cultura da UNE, que o ministério irá com os estudantes ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) levar o projeto adiante. “Fiquei muito feliz quando o frevo entrou nesse rol das preciosidades que temos. O forró, com toda a sua raiz e significância, tem chance de se tornar patrimônio e representar o País no mundo”, disse Jeanine.
A inscrição do Frevo – Expressão Artística do Carnaval do Recife, em Pernambuco, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade foi aprovada, por unanimidade, na 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, no dia 5 de dezembro de 2012.
A secretária também convidou os estudantes a participarem ativamente da divulgação da cultura brasileira nos grande eventos que o País sediará: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. De acordo com Jeanine, o ministério tem como uma das prioridades a juventude e, por isso, a cultura nas universidades deve receber incentivos do ministério.
O presidente da UNE, Daniel Iliescu, afirmou que, quando as atividades da bienal se encerrarem, a entidade se reunirá com o Iphan para encaminhar o pedido e acompanhará os trâmites junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As informações são do Portal Brasil.
Agência Brasil
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário