Freezer da UFPE quebra e perde parte das pesquisas dos últimos 4 anos

Mais de 50 pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) perderam parte do material que desenvolveram mos últimos quatro anos, no último fim de semana, quando um equipamento do Departamento de Nutrição queimou na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife. A máquina em questão era um freezer com temperatura de -80ºC, utilizado para armazenar material biológico de alto custo financeiro e científico, de relevância nacional e internacional.

“Não tem o que fazer, vamos começar tudo de novo”, foi o que disse o coordenador da pós-graduação do Departamento de Nutrição, Raul de Castro. O refrigerador mantinha pesquisas de vários lugares do mundo, uma vez que o departamento tinha convênios com universidades da França e Canadá, por exemplo. “Ontem recebi um e-mail de um pesquisador do México, preocupado. Eu disse para ele que não tinha com o que se preocupar porque perdemos tudo”, lamentou.

De acordo com pesquisadores, o equipamento quebrou após uma série de quedas de energia. O mostrador de temperatura marcava, na manhã da segunda-feira (6), um valor muito mais alto do que as amostras suportavam. Todas elas descongelaram. “Quando chegamos ao departamento, o freezer estava com 16ºC. De lá para cá, ninguém mais fez coleta, todo mundo parou mesmo, ficamos sem saber o que fazer”, afirma a doutoranda e professora do departamento, Lígia Galindo. Ela explica que o freezer guardava sangue humano e de animais, amostras de órgãos como fígado e encéfalos, tecidos musculares e outros materiais biológicos. Como não há muitos congeladores desse tipo, a máquina guardava material de outros departamento e áreas como nutrição, neuropsiquiatria, estudos de comportamento, odontologia, patologia, energia nuclear, fisioterapia e fisiologia.  O material, no entanto, ainda não foi descartado e cada caso será analisado separadamente.

Ainda segundo Raul de Castro, o refrigerador estava protegido contra quedas de energia por um gerador, que não disparou porque pifou com a instabilidade da eletricidade. “O máximo que poderia aguentar é que ele ficasse a -60°C, uma temperatura ainda razoável”, afirmou Raul. Muitos dos pesquisadores estão com os estudos parados durante esta semana por não terem como dar continuidade às análises sem o material que estava no refrigerador. Quem precisar continuar e tiver que guardar algum material à temperatura de -80ºC deve procurar outro equipamento na universidade. O freezer se encontra desligado no momento, e os pesquisadores afirmam que só vão voltar aos trabalhos quando tiverem segurança para guardar o material sem se preocupar com queda de energia. “Não adianta colocar o freezer para funcionar agora enquanto não estivermos seguros. Ainda estamos tentando consertar o gerador”, explica Lígia.

Raul reclama também do mau fornecimento de energia elétrica pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) à Cidade Universitária, além dos problemas de infraestrutura da instituição de ensino. “Isso já vem de vários anos, há várias administrações. A infraestrutura da eletricidade na universidade é precaríssima. São coisas básicas que foram deixadas de lado durante muitos anos”, reclamou o coordenador. Ele conta que, no início dos anos 2000, um incêndio que também teve origem elétrica, fez com que o departamento perdesse animais de pesquisa, atrasando diversos projetos de mestrado e doutorado.

De acordo com a professora Sandra Lopes, ainda não foi possível somar os prejuízos financeiros que o refrigerador quebrado trouxe ao departamento. “São vários anos de amostras acumulados, não conseguimos calcular. Ainda estamos em ação, muitas coisas estão em jogo”, afirmou Sandra. Todos os professores confirmaram que o reitor da UFPE, professor Anísio Brasileiro, tem prestado apoio, solicitude e solidariedade ao caso, tendo ficado a par da situação rapidamente e também tentando resolver o problema com agilidade.

Em nota oficial, a Celpe comunicou ao G1 que não registrou qualquer ocorrência nos circuitos de alta tensão que suprem o Campus da UFPE entre a sexta e a segunda-feira (6).

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.