‘Fui forte e saí desta’, diz jovem que ficou 80 dias internada após incêndio

Kelen curte o carinho da família após receber alta (Foto: Bernardo Bortolotto/RBS TV)Após 80 dias internada, a universitária Kelen Ferreira deixou o Hospital de Clínicas de Porto Alegre na quarta-feira (17) para voltar a Santa Maria e matar a saudade de casa e dos familiares. A jovem de 20 anos ficou ferida do incêndio na boate Kiss, em 27 de janeiro, que matou 241 pessoas. Com uma proteção nas mãos, devido a queimaduras, ela lembrou que desde o início dizia que se recuperaria, pois é uma pessoa forte, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço, da RBS TV. Quatro pessoas seguem internadas em hospitais de Porto Alegre.

“No dia do acidente, quando cheguei ao hospital, eu disse para o tio ‘eu sou forte, vou sair desta’. Quando cheguei aqui ontem eu disse: ‘tio, eu fui forte, saí desta'”, conta Kelen. Emocionado, o tio Roque Ferreira diz que nunca duvidou da capacidade da sobrinha. “Para mim é motivo de muita felicidade. Todos os dias que eu ia visitar ela na CTI eu dizia: Kelen, não esquece o que tu me disse, tu é forte'”.

As primeiras horas em casa foram para aproveitar o carinho da família. A irmã Mariane Ferreira não escondia a alegria ao lado de Kelen. “É uma felicidade sem fim, não via a hora de abraçar, beijar, apertar, gritar, xingar!”, brinca, arrancando risos da irmã.

Estudante de Terapia Ocupacional, a universitária agora planeja voltar às aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em setembro. Ela completou o quarto semestre à distância. Kelen teve 18% da pele do corpo queimada, e seguirá tratamento.

Do pouco que lembra do dia da tragédia, Kelen tenta recordar da pessoa que a tirou de dentro da boate. Em função da grande quantidade de fumaça, ela teve a visão prejudicada. “Foi um homem que me tirou de lá, não lembro do rosto dele. Não era alto nem baixo, nem gordo nem magro, e não sei se estava de branco ou cinza. Era muita fumaça e não consegui enxergar”.

Entenda

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, na madrugada de domingo, dia 27 de janeiro, resultou em 241 mortes. O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco.

O inquérito policial indiciou 16 pessoas criminalmente e responsabilizou outras 12. Já o MP denunciou oito pessoas, sendo quatro por homicídio, duas por fraude processual e duas por falso testemunho. A Justiça aceitou a denúncia. Com isso, os envolvidos no caso viram réus e serão julgados

Veja as conclusões da investigação

– O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso no palco
– As faíscas atingiram a espuma do teto e deram início ao fogo
– O extintor de incêndio do lado do palco não funcionou
– A Kiss apresentava uma série das irregularidades quanto aos alvarás
– Havia superlotação no dia da tragédia, com no mínimo 864 pessoas
– A espuma utilizada para isolamento acústico era inadequada e irregular
– As grades de contenção (guarda-corpos) obstruíram a saída de vítimas
– A casa noturna tinha apenas uma porta de entrada e saída
– Não havia rotas adequadas e sinalizadas de saída em casos de emergência
– As portas tinham menos unidades de passagem do que o necessário
– Não havia exaustão de ar adequada, pois as janelas estavam obstruídas

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.