Funase mantém visitas após tumulto na unidade de Abreu e Lima, PE
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A direção da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) decidiu manter as visitas familiares programadas para este domingo (24) na unidade de Abreu e Lima, no Grande Recife, que registrou confusão de internos na sexta (22). Neste sábado (23), o prédio passou por uma limpeza geral. Móveis e colchões destruídos ou queimados por adolescentes envolvidos no tumulto foram retirados do centro. Funcionários também saíram com carros de mão lotados de destroços.
De acordo com o diretor da Funase, Eutácio Borges, algumas mães de internos que estiveram na unidade neste sábado puderam visitar os filhos. “Algumas vieram de longe, depois da notícia da confusão, e abrimos essa exceção para não terem que voltar amanhã. Mas as visitas estão mantidas neste domingo”, comentou.
Segundo ele, os 114 internos ameaçados por outros jovens, que haviam sido transferidos para o prédio do Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed) durante o tumulto, já voltaram à unidade da Funase. Das 29 câmeras danificadas, duas foram recuperadas e outras 27 serão substituídas. “O sistema de monitoramento já está funcionando normalmente”, acrescentou Borges.
Durante o tumulto da sexta (22), internos atearam fogo em colchões, destruíram móveis, bebedouros, uma TV e a sala escolar. Segundo o secretário estadual da Criança e Juventude, Pedro Eurico, os jovens teriam se rebelado devido ao início do funcionamento do novo sistema de monitoramento por câmeras.
Esse é o segundo tumulto registrado na Funase de Abreu e Lima em menos de três meses. No fim de agosto, outra confusão deixou seis adolescentes feridos. A unidade atualmente abriga 291 internos, quase o triplo da capacidade.
Fonte:G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário