Funase terá seu primeiro concurso

O primeiro concurso público da história da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) deverá ser lançado na próxima semana. A informação foi repassada com exclusividade à Folha de Pernambuco pelo diretor-presidente do órgão, Eutácio Borges, que tomou posse na semana passada e iniciou as primeiras ações de sua gestão.

“A Funase nunca fez um concurso público. O último quadro do órgão contratado efetivamente data de 1987. Este primeiro concurso tem uma importância bastante significativa para que a Funase venha consolidar a proposta socioeducativa e realize um melhor atendimento aos adolescentes que estão dentro das suas unidades”, pontuou.

Neste certame serão selecionados, inicialmente, 37 profissionais das áreas de Pedagogia (11 vagas), Psicologia (10) e Assistência Social (16). De acordo com Eutácio Borges são estes técnicos que compõem a equipe multidisciplinar de atendimento aos adolescentes.

“Essas equipes serão distribuídas nas unidades e fazem atendimentos individuais e coletivos na busca de conseguir que os adolescentes comecem a participar das atividades sociopedagógicas. Isso é um trabalho junto com a família, comunidade e sociedade em geral”, explicou o novo diretor-presidente.

Os aprovados serão distribuídos em todas as unidades de Pernambuco. Na Região Me­tropolitana do Recife (RMR), a prioridade será para o Centro de Atendimento Socieducativo (Case) das cidades do Cabo de Santo Agostinho e Abreu e Lima.

Estas duas unidades protagonizaram cinco rebeliões somente no ano passado. O desfecho destas ocorrências foi a morte de sete adolescentes. No final do mês passado, 23 socioeducandos fugiram do Case do Cabo de Santo Agostinho e, até o fechamento desta edição, apenas seis foram encontrados.

Receberão profissionais, também, a Casa de Semiliberdade (Casem) 1 e 2, nos bairros do Rosarinho e Prado, ambos no Recife, e alguns para as unidades do Interior do Estado, como Timbaúba, na Mata Norte, Caruaru e Garanhuns, no Agreste, além de Arcoverde e Petrolina, no Sertão.

O concurso será dividido em etapas. No primeiro momento será chamado um percentual de 30% do efetivo necessário. “Após este pessoal ser contratado, treinado e estar desenvolvendo suas atividades, vamos chamando os demais classificados. Temos um quadro autorizado que completa todas as necessidades das unidades hoje. Queremos evitar o passado que era de contratar e colocar para trabalhar sem o devido treinamento ou uma discussão da formação em serviço daquela pessoa”, disse Eutácio Borges.

Ainda segundo o gestor, os técnicos deverão começar a desempenhar as funções nas unidades até o final de abril ou começo de maio deste ano. “Se não houver nenhum atrapalho no calendário do concurso eles deverão estar sendo chamados ou convocados no início de março. Depois deverá ter mais 30 dias de capacitação. Fizemos um calendário supe apertado para poder não distanciar muito a necessidade de contratação do pessoal com a responsabilidade da unidade”, concluiu.

Fonte: Folhape

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.