Fundarpe diz que pagamento de artistas locais está quase normalizado

Os ânimos dos foliões pernambucanos estão exaltados desde o começo desta semana, e não é pela proximidade do Carnaval. A um mês do início da festa, artistas locais afirmaram que não vão se apresentar no Estado durante a folia de Momo. O motivo: atraso no pagamento dos cachês. Em meio a polêmica, a Fundarpe e a Secretaria de Cultura do Estado afirmam que o pagamento de cachês está quase normalizado.

Responsável pelo Carnaval do Estado, a Fundarpe divulgou uma nota pública comentando o assunto nesta quarta-feira (9). Na nota, a instituição garente que o índice de pagamento chega próximo dos 100%. “No Carnaval de 2012, foram pagos 99,28% dos contratados. No São João 2012, o percentual de processos pagos é 98,64%. No Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 96,77% dos artistas contratados também receberam seus cachês.” Na nota, a Fundarpe e a Secretaria de Cultura ainda dizem que “comemoram” esses números.

Segundo a Fundarpe, os atrasos seriam motivados por pendências com a documentação entregue pelas produtoras dos artistas. A nota ainda afirma que os pagamentos são liberados assim que essas questões são resolvidas. “Existe um trâmite legal que precisa ser rigidamente cumprido para pagamento com dinheiro público. Todos os artistas que enfrentam atrasos no pagamento de seus cachês são informados dos motivos e orientados sobre como devem proceder. Em alguns casos, a Fundarpe constata que muitos artistas não tem conhecimento de problemas que estão sendo enfrentados pelas próprias produtoras que os representam.”

A polêmica sobre o atraso dos pagamentos dos cachês de artistas locais contratados pelo governo para se apresentar em eventos públicos voltou à tona na última segunda-feira (7). O cantor e ex-VJ da MTV China publicou um texto no seu blog dizendo que não vai fazer shows no carnaval deste ano. “Tomar essa deci­são foi muito difí­cil, por­que eu adoro fazer shows nessa época do ano e tam­bém estou mor­rendo de sau­dade do público per­nam­bu­cano, que sem­pre lota os espa­ços públi­cos para assis­tir as minhas apre­sen­ta­ções, mas essa galera não ima­gina o que acon­tece nos bas­ti­do­res, e por isso escrevo esse texto para expli­car a situação. Sempre fiz shows para even­tos do governo e da pre­fei­tura do Recife, e me sujei­tava a rece­ber os cachês com três meses de atraso como ficara acor­dado, pois que­ria mesmo tocar e mos­trar minhas can­ções ao grande público, mas a situ­a­ção se tor­nou insus­ten­tá­vel pois, esses ‘três meses’ foram virando seis, oito, e até onze meses sem rece­ber o que eu tinha direito por meus ser­vi­ços prestados.”

Nesta terça-feira (8), mais artistas decidiram acompanhar a decisão de China e deram início a um movimento que pede o pagamento em dia dos cachês pela prefeitura e pelo governo. Nação Zumbi, Eddie, DJ Dolores e Alessandra Leão participam do protesto e também não vão tocar no Carnaval deste ano. “Aviso a quem possa interessar que decidimos não fazer shows, nem eu e nem (Rodrigo) Caçapa , no Carnaval de Pernambuco/Recife/Olinda 2013. Essa decisão tem um motivo simples: se as políticas de seleção, contratação e pagamento de shows não mudam para as Prefeitura do Recife e Olinda nem para o Governo do Estado, mudamos nós”, escreveu Alessandra em seu site pessoal.

A prefeitura do Recife não divulgou nenhum comunicado sobre o pagamento dos artistas, mas Geraldo Júlio disse que é prioridade pagar os artistas do Carnaval deste ano. “Vamos ter uma sistemática de recebimento de documentos de todo mundo que vai trabalhar. A gente sabe que há muitas pendências que vieram de outros anos e nós vamos analisar e ver quem podemos pagar. Vamos ver caso a caso”, afirmou o prefeito do Recife em evento público nesta terça-feira (8). As críticas dos artistas ao poder municipal, são dirigidas à antiga gestão que saiu da Prefeitura em dezembro, responsável pelo Carnaval recifense.

Fonte: JC online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.