Futuro do Nordeste em discussão na Fundaj

634b5aec74d8badd0847ff82dbfbf39bO primeiro dia de discussões do seminário Nordestes Emergentes, realizado pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), ontem, colocou em debate qual será o futuro da região, diante de uma arrebatada mudança de identidade percebida nos últimos anos. Um questionamento em comum é como será o diálogo entre o Nordeste antigo e o emergente. O que esperar desse novo território que convive com as benesses e as dores do progresso, que se deslumbra com as novas influências sociais, mas tem um rico repertório de tradições a preservar? Ninguém tem uma resposta pronta.

Idealizada em 2010, a pesquisa Nordestes Emergentes foi a campo nos nove Estados da região (distribuída em dez estações de trabalho) para fazer “uma descrição fotográfica densa” (expressão usada pelo doutor em antropologia e fotógrafo Milton Guran) desse novo Nordeste. Os resultados estão em 1.000 imagens selecionadas e 300 laudas de textos, que começaram a ser apresentados ontem durante o seminário, que segue até amanhã, em Casa Forte.
Comandado pelo diretor-adjunto de Redação do JC, Laurindo Ferreira, e pela diretora de Jornalismo da Rede Globo Nordeste, Jô Mazzarolo, o debate acendeu a preocupação sobre crescimento desordenado e mudanças sociais bruscas.

Museólogo da Fundaj, Cristiano Borba questionou se a pesquisa traz um recorte crítico das regiões que visitou. Ele demonstrou inquietação com um Nordeste que quer ser Miami, com a produção de soja que avança no Piauí e com um iminente esquecimento da memória nordestina.

Opinião convergente foi a do pesquisador e curador de arte Moacir do Anjos. “É necessário que aconteça uma hibridização desse novo Nordeste para que não ocorram apenas mudanças superficiais e persistam os mesmos problemas”, defende. Coube ao economista Luís Romani explicar que a pesquisa traz recortes críticos nas suas conclusões e lembrou o caráter antropológico.“A pesquisa tem um componente econômico, sobretudo na escolha dos lugares visitados, mas que a essência é antropológica, de observação de costumes e identidades”, reforça.

fotógrafo paulista Iatã Cannabrava, que mostrou o fenômeno de “Miamização” em Fortaleza, destacou a importância da representação em imagens dessas transformações sociais. “Passei os últimos 10 anos fotografando as periferias de capitais latino-americanas e fui pego por um certo constrangimento ao fotografar a riqueza emergente no Ceará. A fotografia tem esse papel de documento, mas mostrar só a pobreza não resolve o problema do mundo”, observa.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.