‘Gadgets’ ajudam a descobrir mais sobre hábitos, emagrecer e melhorar dia a dia

A blogueira Taina Frisso e sua Jawbone UP, pulseira inteligente em seu pulsoVocê põe no pulso um dispositivo pequeno, relativamente discreto, e vive um dia normal. Ao final dele, você pega o smartphone e, em um gráfico, vê quantos passos deu e quantas calorias gastou –inclusive se atingiu ou não a meta calórica que havia proposto para si.

Sem tirar o aparelho do braço, vai dormir. Pela manhã, por meio de vibrações, a própria pulseira o acorda, de maneira silenciosa e “inteligente” –em teoria, ela consegue detectar o momento em que o sono é mais leve, durante o qual o despertar causa menos sofrimento.

Esse tipo de dispositivo, cujo melhor exemplo é provavelmente o Fitbit Flex (vendido por US$ 100 nos EUA) faz parte de uma tendência chamada de quantified self (algo como “eu quantificado”), cujos adeptos anotam não só dados gerados automaticamente, mas também humor, disposição e capacidade de concentração momentâneos a fim de, dizem, se conhecer melhor.

A adesão a esse movimento pode transformar profundamente pesquisas científicas, em especial a biológica, e setores da indústria, como o de celulares, segundo a pesquisadora Melanie Swan, que publicou em junho um artigo sobre quantified self no jornal acadêmico “Big Data”.

Para isso, é preciso que os que costumam levar a vida “sob medida” compartilhem seus conhecimentos. “Somente com dados em grande escala e agregados poderemos ver verdadeiros progressos na medicina preventiva, por exemplo”, disse em entrevista por e-mail à Folha.

Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, 32, pesquisador cujo doutorado na PUC-Rio versa sobre informações de comunidades on-line, é um dos responsáveis pelo grupo brasileiro Quantified Self Rio.

Ele diz que, desde que começou a quantificar seu cotidiano, passou a ter mais controle sobre sua rotina, em especial sobre o sono. “Percebi que precisava me organizar melhor. Agora, posso saber se consigo mudar ou criar um hábito para ficar melhor.”

Uma pesquisa publicada pelo Pew Research em janeiro diz que 69% dos americanos acompanham regularmente ao menos um indicador de saúde, dos quais 30% usam um eletrônico para essa tarefa.

ESFORÇO

Taina Frisso Hildebrand, 33, escreve um blog de moda e diz que usar o tempo inteiro um aparelho do tipo (no caso, uma pulseira Jawbone UP, que comprou por US$ 100 no site americano eBay ), não incomoda. “Estou acostumada a usar pulseira ou relógio, então não cheguei a sentir diferença.”

Hildebrand diz que não tem paciência para inserir informações sobre seus hábitos no app, mas que o aparelho a ajudou mesmo assim. “Sempre esqueço de levantar do computador, então programei para a pulseira me lembrar disso a cada meia hora.”

Rachel Ellyn, 52, escritora, conta que perdeu 2,3 kg em dois meses após comprar um aparelho do tipo, sem mudar a alimentação, cumprindo metas de subir escadas. “Minha vida estava cada vez mais sedentária, então busquei algo que me motivasse nesse sentido. Estou gostando.”

Fonte: Folha de S.Paulo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.