Gêmeos siameses do Recife fazem cirurgia que antecede separação
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Os gêmeos siameses Saulo e Davi, que nasceram unidos pelo abdômen em maio, no Recife, passaram por cirurgia na manhã desta quinta-feira (10), no Instituto Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), para a colocação de expansores, equipamentos que antecedem a cirugia da separação. Os expansores, que estavam em falta no mercado brasileiro, foram doados por uma pessoa que não quis se identificar. Eles entraram na sala de cirurgia por volta das 8h e o procedimento, considerado bem sucedido pelos médicos, durou cerca de três horas.
Os objetos são colocados na barriga dos gêmeos para forçar o crescimento da pele, com o objetivo de provocar a sobra de tecido para fechar os corpos depois da separação. Concluída esta etapa, a nova cirurgia deve ser realizada dentro de dois ou três meses. Os meninos ainda seguem internados.
A mãe dos gêmeos, Karine de Medeiros, de 26 anos, os deixou na porta do bloco cirúrgico do Imip por volta das 8h. Ansiosa, mal dormiu na última noite, passada já no hospital, à espera do procedimento. “Eu queria poder encontrar essa pessoa que doou os expansores para agradecer e dizer que desejo a ela todas as bençãos de Deus, que tenha em dobro a felicidade que estou tendo. Estava já perdendo as esperanças, toda vez que diziam que ia chegar, não chegava”, conta a mãe.
De acordo com o Imip, Saulo e Davi são unidos pela pele e fígado, sendo que outras partes podem ser identificadas durante a intervenção. Os bebês recebem quatro expansores, dois em cada lado. O procedimento exige uma pequena cirurgia, com anestesia geral.Os extensores são como bolsas de silicone. Mesmo sem precisar ficar internados, os meninos vão voltar a cada duas semanas para que os médicos possam injetar soro nas bolsas.
Com mais dois filhos – Zeus, de um ano, e João Vítor, de quatro anos – Karine e o marido, Wilton Carlos Souza, de 29 anos, têm vivido de doações. Com os cuidados necessários com o filho, Wilton não conseguiu encontrar emprego. “Quando eles forem separados, a vida volta ao normal”, acredita o pai dos meninos.
Os dois filhos mais velhos estão na casa de parentes enquanto os irmãos passam pelo procedimento. “Eles não sabem o que está acontecendo, mas sentem falta. Zeus fica puxando a meia do pé quando vê o irmão”, diz a mãe, que não vê a hora de poder ver os quatro em casa, brincando juntos. “Na terça da outra semana (4), Davi e Saulo fizeram exame. Eles estão fortes, não têm problema nenhum. Os médicos dizem que vai ser tranquila a separação”, afirma, confiante Karine.
A família mora em uma casa pequena no Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife. A expectativa de mudar de casa acabou frustrada devido à falta de renda fixa. “Eu não sei como vai ser chegar naquela casa apertada, os meninos com os expansores na barriga, mas eu não perco a fé no meu Deus. Aprendi a valorizar as coisas nesse tempo”, conta Karine.
Quem quiser ajudá-los, pode entrar em contato pelos telefones (81) 8746.8877 ou 8753.9515. Doações também podem ser feitas através da conta Caixa Econômica, agência 0048, operação 13, conta 32292-0.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário