Geraldo Julio vai monitorar dados de doenças negligenciadas
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Prefeitura do Recife pretende tratar como prioridade as ações de enfrentamento às doenças negligenciadas realizado pelo programa Sanar Recife. Prova disto é que o prefeito Geraldo Julio (PSB) deve ser responsável por monitorar, diretamente, os indicadores da ação que foi lançana nesta quarta-feira (11) na sede da PCR. O objetivo do programa é eliminar ou reduzir os casos de quatro doenças: hanseníase, tuberculose, filariose e geo-helmintíase.
As metas prioritárias foram definidas pela Secretaria de Saúde até o ano de 2016, quando se encerra o mandato do socialista. Por doenças negligenciadas, se entendem aquelas que por estarem inseridas num contexto de pobreza não são privilegiadas pela indústria farmacêutica. “Elas tem com a pobreza o que a gente chama de círculo vicioso. Ao mesmo tempo que os mais pobres são os que mais adoecem, ao adoecerem eles perdem produtividade e aumentam os gastos das famílias”, explicou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, presente ao evento.
Para atingir números classificados como aceitáveis em relação a essas doenças no município, o programa deve desempenhar ações de assessoria técnica às unidades de saúde, de acompanhamento para os casos diagnosticados, de fortalecimento da rede de atenção básica e de educação e conscientização.
De acordo com o coordenador do programa, Jadson Galindo, a PCR levantou dados de um período de cinco anos (entre 2007 e 2011) para eleger os locais onde seriam concentradas as ações do Sanar Recife. A partir daí , foram eleitas 82 unidades de saúde onde serão fortalecidos os esforços de combate a tuberculose e a hanseníase, as duas doenças que mais chamam atenção pelo número de atingidos.
Os casos dessas doenças se encontram concentradas respectivamente em 24 e 26 bairros do Recife, que serão acompanhados pela Prefeitura. Já a filariose, que já possui um trabalho realizado pela PCR há uma década, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), foram eleitos apenas 14 bairros para acompanhamento. Já as ações de combate a geo-hemintíases, que atinge crianças e jovens entre 5 e 14 anos, ocorrerão em 258 escolas da rede municipal.
Da campanha
Proposta de campanha de Geraldo, o Sanar Recife é uma versão municipal do Sanar Pernambuco, lançado em 2011 pelo governo do Estado. “A gente dá atenção a isso porque nós fazenis parte de um governo democrático, popular e que tem foco naqueles que mais precisam”, defendeu o prefeito em discurso. “Elas são motivo de manutenção do quadro de desigualdade que existe no nosso País”, completou.
As metas do Sanar Pernambuco vão até 2014, ano em que se encerra o mandato do governador Eduardo Campos (PSB) padrinho político do prefeito. No âmbito do Estado, é feito o enfrentamento a sete doenças negligenciadas: tracoma, chagas, hanseníase, filariose, esquistossomose, helmintíase e turbeculose.
Fonte: Blog de Jamildo
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário