GM confirma 598 demissões na fábrica de São José dos Campos
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A General Motors confirmou na tarde desta terça-feira (26) a demissão de 598 trabalhadores da fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, os funcionários que estavam em layoff (suspensão temporária dos contratos de trabalho) começaram a receber as cartas comunicando o desligamento e 150 metalúrgicos que têm estabilidade devem retornar ao trabalho. Ainda segundo o sindicato, a planta possui 7.200 funcionários e produz os modelos Classic, S10 e Blazer, além de motores, transmissão e kits de exportação.
Em julho do ano passado, a montadora anunciou a intenção de fechar o setor de Montagem de Veículos Automotores (MVA), dois anos depois de não chegar a um acordo com o sindicato para a atração de novos investimentos para a unidade de São José dos Campos. No ano passado deixaram de ser produzidos na planta três dos quatro modelos daquela linha:Meriva, Zafira e Corsa hatch, que foram ‘aposentados’. Apenas o Classic continuou sendo fabricado.
Com a redução na produção, a montadora avaliou que a mão de obra do MVA, que empregava em agosto do ano passado 1.840 funcionários, era excedente. Além disso, a direção considerava a planta de São José pouco competitiva por conta do elevado custo da mão de obra em comparação com a concorrência. Após os acordos firmados entre a montadora e o sindicato, o setor MVA continua funcionando com metade da produção e deve ser desativado em dezembro. Há risco de que com o encerramento das atividades no setor, mais trabalhadores sejam demitidos.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário