Golpe militar está em andamento no Egito, diz conselheiro do presidente

Um golpe de Estado militar está em andamento no Egito, disse nesta quarta-feira (3) um conselheiro de segurança do presidente Mohamed Morsi.

“Pelo bem do Egito e pela exatidão histórica, chamemos o que está ocorrendo por seu verdadeiro nome: golpe de Estado militar”, disse no Facebook o conselheiro Yasser Haddad.

“Neste momento nenhum golpe militar pode ter sucesso, em face do tamanho da força popular, sem um considerável derramamento de sangue”, disse.

Apesar disso, Morsi continua trabalhando no subúrbio do Cairo, em instalações da guarda presidencial, segundo ele.

Fontes de segurança afirmaram que Morsi e os principais líderes da Irmandade Muçulmana, organização islâmica a que ele pertence, estariam proibidos de deixar o país. Além de Morsi, seriam barrados o líder da Irmandade Muçulmana, Mohamed Badie, e o número dois da confraria, Jairat al Shater.

Desfile militar
Centenas de soldados egípcios faziam uma parada em uma via principal próxima do palácio presidencial nesta quarta, disse uma testemunha da Reuters. Os soldados estavam acompanhados de cinco veículos blindados.

‘Governo de coalizão e consenso’
Pouco antes do fim do ultimato, Morsi apelou, pelo Twitter, à formação de um “governo de coalizão e de consenso” no país em crise.

O apelo ocorreu pouco antes do fim do ultimato de 48 horas dado pelo Exército  para que Morsi “atendesse às reivindicações do povo” e chegasse a um consenso com a oposição.

O comando geral das Forças Armadas informou em sua página oficial no Facebook que estava reunido com diversas figuras políticas, religiosas, e da juventude egípcia, e que um comunicado seria divulgado ao fim do encontro.

Ao dar o ultimato, os militares afirmaram que, caso Morsi não cumprisse as exigências, eles iriam tomar  “medidas para supervisionar a sua implementação”.

Caso Morsi renunciasse, o Exército havia cogitado manter o país com um governo provisório e com a Constituição suspensa por um período de até um ano.

A oposição exige que o islamita Morsi – eleito em 2012 após a revolta que levou à renúncia de Hosni Mubarak em 2011 – deixe a presidência.

Morsi já deu sinais de que não deixará o poder facilmente – nesta quarta, ele disse que prefere morrer defendendo a legitimidade eleitoral de seu mandato do que ficar “parado como uma árvore” e entrar para a história como tendo destruído as esperanças de democracia do país.

Na noite de terça, em resposta ao ultimato, Morsi foi à TV e fez um discurso negando a renúncia e reafirmando sua legitimidade, alegando que ele foi o primeiro presidente eleito democraticamente do país e que as eleições que o elegeram foram livres e representativas. Ele já havia pedido que o Exército retirasse o ultimato e voltasse a suas funções normais.

Mortes
Em meio à crise política, confrontos entre apoiadores do presidente, oposicionistas e forças de segurança deixaram 16 mortos e mais de 200 feridos entre terça e quarta, segundo as agências Reuters e AFP, que citam a TV local e o Ministério da Saúde.

Os confrontos se acirraram após um pronunciamento do presidente reiterando sua legitimidade, sob o argumento de foi eleito democraticamente.

Fonte: Uol Notícias

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.