Gonzaga Patriota diz que Mandela manteve postura de estadista mesmo na prisão

1Vários deputados e senadores utilizaram as tribunas da Câmara e do Senado nesta sexta-feira, 6, para lamentar a morte do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, nesta quinta-feira, 5, em Pretória, aos 95 anos, por causa de problemas respiratórios. Lamentos e também homenagens ao homem que foi o responsável pelo fim do regime de segregação racial, o apartheid, em seu país.

O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) salientou que Nelson Mandela manteve postura de estadista mesmo quando ficou na prisão durante 27 anos por causa de sua luta contra o apartheid.  “Mesmo preso injustamente durante quase 30 anos, teve um comportamento de estadista lá atrás das grades, naquela ilha”, discursou.

Torcida mundial

Gonzaga Patriota afirmou ainda que Mandela “era olhado, pelo mundo, que respeitava as decisões sul-africanas, mas que torcia pela sua liberdade. E ele foi realmente um estadista preso, como foi um estadista solto em vida e será estadista eternamente”.

O deputado fazia referência à eleição de Nelson Mandela à presidência da África do Sul. Em 1993, Mandela ganhou o prêmio Nobel da Paz e em 1994, aos 75 anos, foi eleito presidente de seu país.

A deputada Érika Kokay (PT-DF) disse, na tribuna, que “a luta de Mandela encheu o peito de todos aqueles que lutavam por uma sociedade justa e igualitária”.  Ela aproveitou para falar sobre a influência do líder sul-africano no Brasil, assegurando os movimentos populares por aqui foram influenciados por Mandela.

Influência no Brasil

“A luta de Mandela foi absorvida e alimentou os nossos movimentos aqui no Brasil, para a construção de uma sociedade em que coubessem todos, onde não houvesse dor em ser mulher, onde não houvesse dor em ser negro, onde nós pudéssemos definitivamente fazer o luto da escravidão, onde nós pudéssemos imortalizar Zumbi dos Palmares, que foi varrido durante tantos anos de nossos livros”, discursou Érika Kokay.

O deputado Edson Santos (PT-RJ), que foi ministro da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, destacou ainda a luta de Mandela pela realização da Copa do Mundo em seu país. “Nesse momento de dor, acho que é o momento também de nós aproveitarmos a experiência de Mandela, da sua vida, da sua luta, para fazermos com que o Brasil se orgulhe dos grandes eventos que a gente vai aqui realizar e que seja uma grande festa do povo brasileiro.”

“Temos ainda uma longa caminhada na construção de um país mais democrático, buscando nas pegadas de Nelson Mandela a construção de uma sociedade mais justa”, disse o deputado Augusto Carvalho (SDD-DF) ao relembrar a importância do ex-presidente da África do Sul na busca pelo diálogo entre todos os povos.

Com informações da Agência Política Real

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.