Google diz que contas de e-mail estão sendo hackeadas no Irã

O Google anunciou nesta quarta-feira ter descoberto uma vasta campanha de espionagem iraniana que tomou dezenas de milhares de cidadãos do Irã por alvos nas últimas três semanas.

“Essas campanhas, que têm origem no Irã, representam salto significativo no volume geral de atividades de ‘phishing’ na região”, informou a empresa em um post em seu blog. “O momento e os alvos das campanhas sugerem que os ataques têm motivação política e estão ligados à eleição presidencial iraniana na sexta-feira [14].”

A companhia informou que milhares de seus usuários no Irã haviam sido alvos de uma sofisticada campanha de “phishing” conduzida por e-mail que consiste no envio de links que, clicados, enviam o usuário a uma falsa página de login do Google, o que permite aos atacantes roubar as credenciais de conexão do usuário.

A campanha de vigilância representa apenas a mais recente prova de que grupos políticos vêm cada vez mais recorrendo a meios digitais para manter vigilância sobre seus oponentes.

Durante as eleições de abril na Malásia, pesquisadores de segurança do Citizen Lab da Universidade de Toronto encontraram indícios de que os servidores malásios estavam executando o FinSpy, um software de vigilância vendido a governos pelo Gamma Group, uma empresa britânica de segurança. De acordo com pesquisadores de segurança, os alvos pareciam ser membros do partido oposicionista malásio.

O Google não informou de que forma havia identificado a recente campanha de espionagem no Irã, porque não quer oferecer indicações aos atacantes.

Mas afirmou, no entanto, que estava confiante em que os atacantes fossem os mesmos que conduziram um sofisticado ataque em 2011 contra a DigiNotar, uma companhia holandesa que fornece certificados de validação de segurança a sites. Ao comprometer a entidade responsável pela certificação, os atacantes ganharam condições para interceptar o tráfego de usuários na Web e comprometer seus computadores.

Pesquisadores de segurança que analisaram o ataque contra a DigiNotar acreditam que a companhia tenha sido comprometida pelo Irã ou hackers trabalhando a serviço do país. Ao vincular a mais recente campanha de “phishing” iraniana ao Irã, as descobertas do Google nesta quarta-feira parecem confirmar que o Irã também foi responsável pelo ataque à DigiNotar.
Phil Zimmerrmann, pioneiro do software de cifragem, disse, sobre o ataque à DigiNotar, que “existem milhares de dissidentes iranianos aprisionados por causa dele”.

Comparada aos tumultos públicos que se seguiram à eleição presidencial iraniana de 2009, a semana final de campanha para a eleição deste ano vem sendo firmemente controlada. Muitos dos líderes oposicionistas de 2009 fugiram do país, foram silenciados ou estão presos. Os dois principais candidatos oposicionistas na eleição passada, Hussein Moussavi e Mehdi Karroubi, continuam sob prisão domiciliar.

Fonte: Folha.com

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.