Governador assina ordem de serviço para obras do Túnel da Abolição

O governador Eduardo Campos assina nesta segunda-feira a ordem de serviço para as obras do Túnel da Abolição, localizado no cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua Real da Torre, no bairro da Madalena. A solenidade acontece pela manhã, no Salão de Eventos do Centro de Convenções.

Na ocasião, o governador também vai autorizar o alargamento das pontes sobre o rio Beberibe (Ponte Preta), próxima ao Parque Memorial Arcoverde, e da Malária, nas imediações do Atacadão da Pan Nordestina, ambas em Olinda. De acordo com o governo do estado, as intervenções estão orçadas em R$ 19,1 milhões, sendo R$ 16 milhões destinados à construção do túnel e outros R$ 3,1 milhões para alargar as pontes, obra necessária para que seja dada continuidade ao Corredor Exclusivo de Ônibus do Eixo Norte/Sul.

Com a medida, as obras do Corredor Exclusivo de TRO (Transporte Rápido de Ônibus) do Eixo Leste/Oeste, que está sendo implantado do Derby até Camaragibe, entrarão em uma nova etapa. A previsão da Secretaria das Cidades é de iniciar ainda este mês as escavações do túnel nas imediações do Museu da Abolição, um dos principais pontos de conflito de tráfego das duas vias. Para reduzir os impactos no trânsito, a obra só será iniciada após a liberação do estudo de circulação do trecho compreendido entre o museu e a Praça do Derby.
Um primeiro exercício do plano de circulação já foi feito. Mas teve que ser submetido a ajustes. A previsão é que o túnel seja entregue até janeiro de 2014.

Só com o plano de circulação  serão definidas a localização das estações de embarque e desembarque que ficarão nesse trecho. De acordo com o secretário das Cidades, Danilo Cabral, a estação da Benfica poderia ficar na Praça Euclides da Cunha ou mais à frente. “Nós não tivemos ainda liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em relação à praça, que é um bem tombado”, revelou o secretário. Caso essa estação seja aprovada, a logística do trânsito também será modificada. Outra indefinição é quanto à parada que estava prevista na Rua Visconde de Albuquerque, nas imediações do Bompreço. “O estudo de circulação pode inviabilizar duas estações muito próximas e optar entre uma e outra”,ressaltou Danilo Cabral.

Os nós

Faltando um ano para a entrega do Leste/Oeste, a localização das estações de embarque e desembarque ainda são um dilema. Outro nó para desatar fica no trecho entre o Derby e a Rua da Aurora, onde o BRT vai dividir o corredor exclusivo com os ônibus convencionais. “Estamos estudando com o município a localização das estações no corredor que passa pela Avenida Conde da Boa Vista que, com certeza, é o trecho mais delicado”, disse o secretário.

 Fonte: Diario de Pernambuco

 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

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